Energia Offshore: O Futuro da Energia Renovável

Energia Eólica Offshore

Os preços do petróleo vêm caindo, o meio ambiente sofre com o aquecimento global e os efeitos da queima de combustíveis fósseis. Esta não é uma notícia nova. Já existem soluções em andamento, e as fontes de energia renovável não são mais uma quimera. Há não muito tempo, previmos as 7 principais fontes de energia do futuro e o número 3 desta lista está começando a produzir resultados tangíveis.

Abaixo está um mapa da 4C mostrando a localização de mais de 1000 dos parques eólicos do mundo:

Energia Eólica no mundo

Há um padrão dolorosamente óbvio que você pode ver no mapa: a maior parte do mundo não gera eletricidade a partir de plataformas eólicas. No entanto, há um grande aglomerado ao redor do Reino Unido e do norte da Europa. O Reino Unido viu um aumento de 52% na eletricidade gerada por parques eólicos entre julho e setembro. A energia eólica gera quase 10% da eletricidade do país, sendo também responsável por mais de 35 mil empregos.

A tendência começou a surgir na América do Norte. Em 20 de dezembro, a Beothuk Energy de St. John’s, Newfoundland, Canadá, revelou um plano para o projeto de 120 turbinas eólicas de $4 bilhões na costa da Nova Escócia para fornecer energia à Nova Inglaterra nos Estados Unidos. Esse plano faz sentido para a produção de energia devido à sua profundidade limitada (apenas 30 metros) e proximidade com a terra (20 km até a Nova Escócia). Esses fatores limitam o custo de manutenção enquanto o projeto ainda é capaz de fornecer 1.000 megawatts de eletricidade.

Para uma referência rápida, as usinas nucleares podem variar sua produção de 450 a quase 4000 megawatts, e a média das usinas de carvão dos Estados Unidos produzem 547 megawatts de eletricidade. Embora não haja uma fórmula fácil para determinar a necessidade média de energia para uma cidade, é seguro dizer que 1 megawatt pode fornecer energia para 650 casas.

Qualquer projeto capaz de prover 1000 megawatts de energia é impressionante. É ainda mais impressionante se a usina de energia gera um impacto mínimo ao meio ambiente. Se esse programa for iniciado, a etapa mais importante após a construção é a manutenção. O poder da água no oceano, seja a salinidade da água ou a força de seus movimentos, é difícil para qualquer estrutura. As inspeções de rotina nessas estruturas por conta de corrosões e sinais de desgaste serão pequenos problemas detectados logo no início e os reparos serão relativamente baratos.

Os ROVs da DeepTrekker oferecem uma solução econômica para que os produtores de energia mantenham seus olhos nas partes submersas de suas estruturas, sem a complicação de programas de treinamento complexos. Os ROVs são fáceis de usar e podem salvar empresas como a Beothuk de terem uma despesa com inspeções regulares por companhias de serviços de manutenção, ao mesmo tempo que reduzem o risco de terem estruturas ignoradas na água.

Contanto que o custo de manutenção de longo prazo seja minimizado, esses projetos de energia ecologicamente corretos não serão apenas saudáveis para o planeta, mas também para o mercado de trabalho e para o nosso bolso.

Inspeção de Plataformas de Parque Eólico a 700m

A DeepTrekker recentemente conversou com a empresa de inspeção visual remota, Asset Insight, para ver como eles usam seu drone subaquático DTG3 para conduzir inspeções de infraestrutura submersa.

Os Veículos Operados Remotamente (Remotely Operated Vehicles, ROVs) são usados rotineiramente para inspeções submersas. No entanto, este caso específico foi interessante, pois foi conduzido a uma distância de 700 metros.

Com o uso de um ROV da DeepTrekker, os operadores podem realizar inspeções subaquáticas convenientes e eficientes sem ter que colocar mergulhadores humanos em perigo. Quando equipados com um ROV, os operadores podem não apenas revisar efetivamente a integridade dos tanques, mas também manter os sistemas online enquanto o fazem. O DeepTrekker oferece uma ferramenta de inspeção fácil, eficiente e segura para uma variedade de estruturas em plataforma, incluindo estruturas, bóias de idetificação, tanques de lastro, amarrações, elevações e pernas de compasso.

Esta inspeção específica foi conduzida para inspecionar internamente dutos de aterramento de cabo de exportação de uma plataforma de parque eólico de 4 x 650 mm de diâmetro a uma distância de 700 metros.

Realizando cerca de 1.200 inspeções por ano em todos os tipos de estruturas, a Asset Insight realiza seu trabalho remotamente com robôs. É extremamente importante para a equipe que nenhum ser humano seja colocado em perigo, seja em espaços confinados, alturas, debaixo d’água, etc. Para infraestrutura submersa, o DTG3 da DeepTrekker é usado para otimizar as operações e manter o pessoal seguro.

Nesse caso em específico, uma tubulação de 700 metros foi colocada a partir da costa. Procurando por danos ou imperfeições no conduto, a equipe pôde manter as pessoas em seguras em terra enquanto conduziam a inspeção visual.

Antes de adquirir o DTG3, um mergulhador era necessário para conduzir qualquer inspeção submersa. Isso não era apenas perigoso para a equipe de mergulho, mas custava à organização uma quantidade significativa de tempo e dinheiro. Com o veículo, os humanos são mantidos em segurança, enquanto as organizações podem otimizar seu orçamento e seus tempos de inspeção.

A equipe observou que a fácil operação fez uma grande diferença na escolha de obter especificamente um DeepTrekker. Além de ser portátil e fácil de implantar, o controlador Deep Trekker real é bastante simples de usar. Além disso, a Asset Insight compartilhou que a DeepTrekker e sua parceira Spectis Robotics estavam dispostos a ir além para ajudar os inspetores. “A corda longa – outros ROVs vão até 500m. Tínhamos que fazer 700 m”. A Asset Insight também observou que “a Spectis Robotics nos serviu bem”.

Projeto ICEBREAKER de Energia Eólica nos Grandes Lagos

Icebreaker Wind é um projeto único de energia eólica renovável em plataforma – a primeira instalação eólica em plataforma nos Grandes Lagos, o primeiro parque eólico de água doce na América do Norte e apenas o segundo projeto em eólico em plataforma em todos os Estados Unidos. Além de um pequeno programa piloto ao longo da costa da Finlândia, as turbinas eólicas em plataforma não foram colocadas em águas que congelam durante o inverno. O gelo em movimento pode ser problemático quando é empurrado por tempestades e correntes, batendo nos mastros que sustentam as turbinas. Um grande teste pode acontecer em breve no Lago Erie, próximo a Cleverland. Se as seis turbinas do projeto Icebreaker Windpower forem construídas, eles poderão inaugurar uma nova era de energia renovável em plataformas em lagos de água doce, ao invés de mares costeiros, o que nunca foi feito antes. 

O Ohio Power Siting Board concedeu aprovação preliminar ao Icebreaker para construir a organização sem fins lucrativos Lake Erie Energy Development Corp (LEEDCo). A aprovação final pode vir neste outono, e as turbinas podem estar operando em três anos. O Icebreaker poderia ser a segunda plataforma de parque eólico nos EUA. O parque Eólico Block Island – a 13 milhas da costa de Rhode Island – começou a gerar eletricidade no final de 2016. As turbinas do Lago Erie produziram cerca de 21,7 megawatts de eletricidade, suficiente para levar energia para aproximadamente 7500 lares. Pesquisas dizem que a plataforma de parque eólico dos Grandes Lagos teria certas vantagens com relação às localizações da costa atlântica: profundidade do solo mais rasa, ondas menores, sem furacões, redes elétricas próximas à costa e velocidade do vento competitiva. Se o Icebreaker for bem sucedido, eles prevêem que centenas de turbinas no Lago Erie poderiam acontecer.

ROVs Grandes e Robustos para a Energia Elétrica em Plataforma

Como acontece com qualquer estrutura subaquática, as manutenções e inspeções frequentes são importantes para garantir a integridade das operações. Instalações subaquáticas em instalações eólicas e solares baseadas no mar podem ser conduzidas a partir de um barco com sistema ROV de transporte individual. Os operadores podem inspecionar com segurança suas turbinas sem arriscar a segurança dos mergulhadores. Se forem necessários mergulhadores na água para reparos ou inspeções, o DTG3 ROV ou o REVOLUTION ROV oferecem paz de espírito ao agir como um par de olhos extras na água para proteção, segurança e orientação.

Monitorar mergulhadores de salvamento enquanto eles realizam construções subaquáticas, patrulhar locais que não afetem negativamente as áreas circundantes e realizar inspeções de equipamentos recém-instalados são tarefas possíveis com o uso de um ROV DeepTrekker.

Original: https://www.deeptrekker.com/news/offshore-wind

Compartilhe:

Leia também!

Logotipo Orion

A Orion Serviços de Inspeção e Consultoria é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções para o mercado de inspeção remota de dutos e estruturas desafiadoras, tendo como diferencial o know-how para uma customização necessária para atender as demandas únicas de cada cliente.

Últimos Artigos

Veja Também

Inscreva-se para novidades!

Logo Orion SIC

Esse Website faz o uso de Cookies para melhorar a sua experiência.

Ao aceitar você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Modelos:

DTG3 Starter
Imagem do DTG3 Starter
DTG3 Smart
Imagem do DTG3 Smart
DTG3 Expert
Imagem do DTG3 Expert
DTG3 Navigator
Imagem do DTG3 Navigator

Profundidade

Profundidade (200m)

Baterias

Duração de Bateria

Até 8 horas

Até 8 horas

Até 8 horas

Até 8 horas

Tempo de Recarga de Bateria (90 minutos)

Câmera e Iluminação

Câmera com 270º de rotação
Câmera para baixa iluminação
Video (Full HD 1080p – 1920×1080, 30FPS 0.00)
Tela
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
Controlador de leitura ao sol
16:9 até 4K Gravação, IP64,USB, SD, HDMI e Ethernet
Iluminação auxiliar
Iluminação principal (com câmera)
Lumens (Customizável para maiores)
1000
1000
1000
1000

Umbilical

50m (Customizável)
Peso do Umbilical
Flutuação Neutra em água
Força Máxima de Trabalho (25kg)
Ruptura (90kg)

Sensores e Add-ons

Sensores (profundidade, temperatura, inclinação e mais)
Leitura Automática de Profundidade
Braço Manipulador Integrado de duas funções
Integrações de Sensores
Laser para medição (25mm / 1″)
Posicionamento GPS Subaquático

Dirigibilidade

Conjunto de pesos para flutuabilidade
Controle de estabilização

Diversos

Manual de operação e carregadores
Cases (Pelican, com Rodízios)
1 case
1 case
1 case
1 case
Garantia (extendida disponível)
1 ano
1 ano
1 ano
1 ano

Profundidade

Profundidade (200m)

Baterias

Duração de Bateria

Até 8 horas

Até 8 horas

Até 8 horas

Até 8 horas

Tempo de Recarga de Bateria
(90 minutos)

Câmera e Iluminação

Câmera com 270º de rotação
Câmera para baixa iluminação
Video (Full HD 1080p – 1920×1080, 30FPS 0.00)
Tela
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
Controlador de leitura ao sol
16:9 até 4K Gravação, IP64,USB, SD, HDMI e Ethernet
Iluminação auxiliar
Iluminação Principal
(com câmera)
Lumens
(Customizável para maiores)

1000

1000

1000

1000

Umbilical

50m (Customizável)
Peso do Umbilical
Flutuação Neutra em água
Força Máxima de Trabalho (25kg)
Ruptura (90kg)

Sensores e Add-ons

Sensores (profundidade, temperatura, inclinação e mais)
Leitura Automática de Profundidade
Braço Manipulador Integrado de duas funções
Integrações de Sensores
Laser para medição (25mm / 1″)
Posicionamento GPS Subaquático

Dirigibilidade

Conjunto de pesos para flutuabilidade
Controle de estabilização

Diversos

Manual de operação e carregadores
Cases (Pelican, com rodízios)
1 cases
1 cases
1 cases
1 cases
Garantia (extendida disponível)
1 ano
1 ano
1 ano
1 ano