A computação baseada em nuvem permite que os negócios usem um sistema de servidores remotos hospedados na internet (a “nuvem”) para guardar, gerenciar e filtrar seus dados. Ao invés de guardar grandes quantidades de dados em serviços locais, os clientes da nuvem pagam uma taxa mensal para um centro de gerenciamento de dados manter e melhorar seus serviços de sistema remoto.
Nos últimos anos muitas companhias na indústria de petróleo e gás começaram a trocar seus armazenamentos dados internos para serviços de nuvem. Negócios como a BP, e ExxonMobil investiram pesado em plataformas baseadas em serviços de nuvem como a Amazon Web Services e Microsoft’s Azure. Aqui está nosso olhar sobre alguns dos melhores benefícios que o serviço de computação em nuvem pode trazer para a indústria de petróleo e gás.
O melhor uso de Big Data
Companhias de óleo de gás têm gerado uma vasta quantidade de dados por muitos anos, usando uma enorme matriz de sensores para medir, controlar e monitorar as funções da indústria. Esses dados deveriam ajudar companhias a identificar e resolver problemas mais eficientemente, mas a dificuldade de armazená-los em tantas quantidades pode dificultar isso. A computação baseada em nuvem oferece as empresas de petróleo e gás a oportunidade de guardar seus dados offsite em servidores escaláveis que se adaptam a seus requerimentos. Quando se armazena efetivamente, dados podem ser usados com muito mais facilidade para otimizar a produção. Planejamento e manutenção podem ser previstos, operadores de campo podem ter fácil acesso aos dados que os ajudam a tomar melhores decisões e potenciais problemas podem ser vistos e resolvidos mais rapidamente.
Mais agilidade
Um recente relatório da Accenture sobre a computação baseada em nuvem na indústria de petróleo e gás mostrou que a razão número um para a troca de serviços de nuvem foi manter o ritmo de mudança. Companhias de petróleo e gás temem ser abandonadas e perder sua vantagem competitiva. A computação baseada em nuvem aumenta a agilidade das companhias, ajudando-as a tomar decisões mais rapidamente. O uso efetivo de dados permite a análise de processos de negócios, produção de métodos, manutenção panejada, gestão de ativos, manipulação da força de trabalho, cadeia de mantimentos e relação com consumidores, o que pode ser usado para informar e implementar novos modelos em menores espaços de tempo.
Redução de custos
Mover a computação para a nuvem significa um negócio que não necessita mais da compra de servidores extremamente caros nem encontrar espaço para alocá-los. Sem a necessidade de uma manutenção constante nos servidores, companhias podem estrear seus times de TI. Centros de dados provém toda sua especialização necessária para manter seus serviços de pé e caminhando – quedas de energia são menos comuns, o que aumenta a produtividade, e contratos de dados podem mitigar o custo se seus servidores caírem.
Maior segurança e conformidade
Nos primórdios da computação em nuvem, os medos de segurança eram o maior problema. Dar acesso a seus dados confidenciais à terceiros pode ser uma decisão assustadora. De qualquer maneira, nos últimos anos o medo tem diminuído consideravelmente. Centros de dados investem pesado em seus serviços de segurança, contratando os mais altamente qualificados especialistas em segurança e providenciando defesas de última geração contra ataques físicos e online. Eles também gerenciam seu padrão de conformidade com a segurança para você, removendo a necessidade de empregados especialistas. Manter os dados internamente carrega seus próprios riscos de segurança e custos consideráveis – servidores devem ser constantemente atualizados para alcançar os últimos padrões de segurança e todo ponto de entrada físico ou via wi-fi deve ser assegurado.
Aumentando a eficiência
Armazenar dados na nuvem permite que companhias trabalhem mais eficientemente. Gerenciamento de documentos, gestão da cadeia de abastecimento e registros dos clientes são todos mantidos em um local acessível para quem precisa deles. Sistemas colaborativos de nuvem, como o Google Docs, permitem que diversos membros de equipe podem trabalhar em um documento onde quer que estejam, o que é particularmente importante no setor de petróleo e gás, onde as empresas podem ter funcionários em todo globo.
Reduzindo o impacto ao meio ambiente
As empresas de petróleo e gás são sensíveis ao seu impacto ao meio ambiente e sempre procura maneiras de reduzi-lo. A computação baseada em nuvem significa que os serviços são usados com mais eficiência, usando menos energia. Os próprios Data Centers investem pesadamente na redução do impacto ambiental e na otimização do uso de energia. Em um mundo mais consciente do meio ambiente, as empresas de petróleo e gás se beneficiam com a capacidade de demonstrar seu compromisso com a redução de seu impacto.
A OMS e a Nuvem
A OMS e a Orion trabalham com ambos Amazon Web services e Microsoft’s Azure. Durante um projeto, dados gerados pelos sistemas da OMS são armazenados com segurança na nuvem e são disponibilizados imediatamente para os clientes, inspetors e operadores.
Original: https://www.omsmeasure.com/blog/six-benefits-of-cloud-based-computing-for-the-oil-and-gas-industry