A inspeção de espaços confinados tem sido historicamente uma questão complicada no ambiente industrial. Perigoso para quem o executa, caro e necessitando de longos períodos de inatividade. Em especial em áreas de extrema periculosidade e risco como as de espaço confinado, migrar para uma solução robótica é vista como uma transição bem-vinda para proprietários de ativos, gestores de integridade, agentes de HSE/SMS, prestadores de serviços de inspeção e seguradoras.
VANTAGENS DA INSPEÇÃO ROBÓTICA
A vantagem mais óbvia é a segurança. O ato de entrar em um espaço confinado é uma ação de alto risco. Ativos que contêm ou contiveram substâncias perigosas apresentam desafios adicionais e a natureza dos espaços confinados torna a inspeção eficaz complexa e desafiadora. Remover a entrada humana em tais espaços traz os seguintes benefícios:
- Menor risco de lesões e fatalidade.
- Redução relacionada dos custos de seguro, normalmente em até 50%.
- Redução drástica do tempo de inatividade.
- Os robôs podem entrar em atmosferas sem oxigênio e a necessidade de prover dispositivos de segurança para a entrada humana é removida.
- Produtividade aumentada.
- Dados altamente repetíveis e constantes, levando a resultados de inspeção mais confiáveis.
À medida que a robótica avançou, também avançou seu uso para inspeção, com muitas das principais empresas introduzindo estratégias para reduzir ou eliminar a necessidade de humanos entrarem em espaços confinados.
Alguns exemplos incluem:
- A DOW Chemical busca a partir de 2025 eliminar a entrada de humanos em espaços confinados.
- A estratégia da Chevron visa alcançar este objetivo até ao final de 2022.
- Statoil, Shell, BASF e BP também têm objetivos semelhantes.
O QUE ISSO SIGNIFICA PARA OS PRESTADORES DE SERVIÇOS?
Em praticamente todos os casos, inspeção de ativos e Ensaios Não Destrutivos (NDT) é realizado por prestadores de serviço terceirizados. Essas tarefas altamente qualificadas são realizadas por pessoal treinado e certificado e o ato da inspeção robótica requer uma abordagem muito diferente daquela dos métodos manuais tradicionais.
É necessário um treinamento específico, pois a realização de uma manutenção e inspeção por meio de um robô tem diferenças muito distintas das inspeções padrão, sendo os principais:
- Os robôs não têm intuição humana: No momento, os robôs não têm a capacidade autônoma de tomar decisões com base na experiência ou a capacidade de determinar o perigo.
- Os robôs não podem planejar seu próprio caminho de inspeção: Isso precisa ser mapeado e determinado pelo operador humano.
- O controle é manual ou por meio de um programa automatizado predefinido: Ambas as opções exigem que o plano de inspeção seja mapeado em detalhes intrincados e programado na unidade robótica.
- Os operadores treinados realizam o treinamento obrigatório que inclui planejamento de inspeção, localização de caminhos, navegação remota, implantação e recuperação da unidade.
SOFTWARE DE PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO
O objetivo da inspeção robótica é estar o mais próximo possível de um ser humano in situ dentro de um espaço confinado. O uso de software de última geração permite que operadores capacitados realizem inspeções rápidas e profundas de alta qualidade e altamente repetíveis, transformando imagens em dados.
Além disso, esses softwares também fornecem uma curva de aprendizado segura e educacional. Os operadores são capazes de dominar vários cenários de treinamento por meio de experiências de inspeção simuladas, trabalhando em módulos predefinidos autênticos, criados a partir de mapeamento 3D preciso. A capacidade de gerar e avaliar cenários virtuais da vida real garante um aprendizado de alto nível e uma transição suave para locais do mundo real.
A ORION/NEXXIS LIDERA EM SOLUÇÕES DE INSPEÇÃO ROBÓTICA
Líder no fornecimento de equipamentos a Orion, através de sua parceira Nexxis, está empenhada em capacitar seus clientes com equipamentos capazes realizar o que há de mais moderno em tarefas de inspeção e cumprir as metas atuais e futuras. Isso inclui o fornecimento do hardware e a capacitação para operá-los. Com uma divisão interna de treinamento que oferece cursos de treinamento específicos para o setor, os prestadores de serviços podem garantir que seus funcionários possuam a experiencia e as habilidades tecnológicas para atender a um ambiente em mudança.
Para saber mais sobre inspeção robótica, software e o treinamento necessário para atender às necessidades em constante mudança, entre em contato.