Introdução
Nos últimos anos, é possível notar um aumento nos casos de tráfico de drogas realizado através de contrabando em navios. Segundo o jornal O Globo, apenas no Brasil, em 2019, foram apreendidos cerca de 360 quilos de cocaína introduzidos em cascos de navios através de mergulhadores. Em 2023, esse número já havia subido para 3 toneladas.
A operação é custosa, complexa, altamente planejada e extremamente arriscada. Geralmente realizada à noite, os pacotes de drogas são inseridos sobretudo nas “caixas de mar”, que resfriam os motores do navio. Quando a bomba das caixas é desligada, os mergulhadores de grupos criminosos amarram o conteúdo e fogem da cena.
Os contêiners continuam sendo mais utilizados para o tráfico de drogas, porém a alternativa tem se tornado mais atrativa para grupos criminosos. Isso ocorre, principalmente, pelo aumento da fiscalização para métodos mais comuns de tráfico —, e pela falta de avaliação contínua em outras áreas.

Formas de prevenção
Existem diversas estratégias adotadas por grupos criminosos para obter sucesso no tráfico de drogas e materiais, seja ele nacional ou internacional. Essas mercadorias ilegais podem ser implantadas nos contêiners, cabine de tripulação, espaços vazios entre compartimentos e muito mais.
Para tais estratégias, há uma série de indicações, fiscalizações e recomendações, por exemplo:
- Rotacionar a tripulação do navio para evitar coerção;
- Treinamento de procedimentos de segurança;
- Conscientização sobre malefícios do uso e do tráfico de drogas;
- Evitar postagens em redes sociais sobre localização do navio, fotos na área interna, qualquer tipo de informação da empresa. Além disso, é recomendado o treinamento da tripulação para reconhecer phishing, e-mails falsos, vírus etc.;
- Revista de visitantes;
- Busca completa no navio antes da partida.
Essas e muitas outras formas de prevenção podem ser vistas aqui.



Uso de robôs especialistas no combate ao tráfico de drogas
Caso drogas ilegais sejam encontradas a bordo, as consequências podem variar desde penalidades criminais para a tripulação, a multas significativas para o proprietário ou operador do navio, e, em casos extremos, o possível confisco da própria embarcação.
Nesse cenário, ROVs e mergulhadores permanecem sendo as principais medidas de prevenção contra este tipo de contrabando. Na Orion, sua empresa pode encontrar os melhores serviços e equipamentos para a realização de inspeções preventivas.
Dispomos de diferentes ROVs leves, facilmente mobilizados e implementados, com tamanhos e funções variadas, que podem melhorar o processo do combate ao tráfico de drogas nos portos. Seu tamanho, modularidade e fácil inserção são essenciais para obter uma busca mais completa e rápida. Com iluminação potente, câmeras 4K, ponteiras de ultrassom, ROVs como o DTG3 e o Photon são mais do que indicados para o trabalho.
Além disso, ainda contamos com o MAG, um veículo robótico de rodas magnéticas. Ele se mantém firme mesmo com grandes correntezas. Ele ainda pode ser equipado com ponteira de ultrassom e sonar.
No ramo Offshore, qualquer erro pode significar a perda de milhões de reais e punições legais severas. Por isso, conte com a Orion para prevenir qualquer ação mal-intencionada nos perímetros de seu navio.
Fontes: SteamShipMutual, O Globo, Uol.