No mundo da inspeção de dutos, a inovação é essencial para garantir a segurança e a eficiência das operações. Por isso, é com grande entusiasmo que anunciamos a parceria exclusiva entre a Orion Serviços de Inspeção e Consultoria e a empresa canadense INGU, que traz ao Brasil a revolucionária tecnologia Pipers®.
O que são os Pipers®?
A Orion opera os dispositivos de inspeção de dutos Pipers®, desenvolvidos pela INGU. Esses dispositivos são pequenos sensores multifuncionais, encapsulados em uma esfera do tamanho de uma bola de tênis, que flutuam livremente dentro dos dutos, adutoras e tubulações. Além disso, os Pipers® são equipados com tecnologia avançada de análise de dados e visualização geográfica (GIS). Isso permite que identifiquem e localizem com precisão problemas como corrosões, micro vazamentos, depósitos e alterações na parede dos dutos.
Adicionalmente, temos a opção de lançar os Pipers® atrelados a um Pig de limpeza. Nesse modal, podemos ainda fornecer um mapeamento inercial do traçado do duto em questão.
Como os Pipers® Funcionam?
Os Pipers® utilizam uma combinação de sensores acústicos, magnéticos, posicionais e de pressão para coletar dados detalhados sobre a condição interna dos dutos. Algoritmos de inteligência artificial analisam esses dados. Dessa maneira, um membro da Orion/INGU avalia e corrobora com diversos exemplos de dados previamente adquiridos (e correlacionados em campo) com assinaturas salvas nos bancos de dados. Isso fornece uma visão abrangente e precisa do estado dos dutos ou adutoras. Projetamos a tecnologia para ser usada enquanto os dutos estão em operação, garantindo 100% de tempo de atividade e minimizando interrupções. Há diversos modos de inserção e remoção dos Pipers®, como coleta em reservatórios, chapéus de bruxa, filtros, redes para coletas em vents ou acessos, lançadores e recebedores de Pigs, ROVs, entre outros. Cada caso é avaliado e discutido com a equipe operacional do cliente.
Alguns Benefícios da Tecnologia Pipers®
- Inspeção Completa em uma Única Passagem: Em uma única inspeção, os Pipers® coletam dados sobre uma ampla gama de aspectos de segurança e desempenho dos dutos.
- Detecção Precisa de Vazamentos: Os Pipers® são extremamente sensíveis e podem detectar vazamentos tão pequenos quanto 150mL/min. Assim, eles atuam com precisão mesmo em áreas de difícil acesso, como cruzamentos de rios, linhas férreas e estradas e estradas.
- Análise Magnética: Consegue verificar dados de integridade de linhas ferro magnéticas. Assim, detecta, localiza e identifica características de ganho de material (hardwares, reparos etc. e internas (corrosão).
- Mapeamento Inercial: Quando atrelado a um Pig de Limpeza ou Flexpig, o Piper é capaz de realizar o mapeamento do traçado de um duto, identificando posição, curvas e altimetria com alta precisão.
- Análise de Pressão: Através da integração dos sensores de pressão e acelerômetro, conjugados ao perfil de pressão da linha, é possível identificar pontos/áreas de perda de carga da linha. Eles normalmente são gerados por acúmulo de detritos e sedimentos. Isto permite a avaliação de dutos e adutoras e apontar o local exato de uma intervenção para reestabelecimento da vazão esperada.
- Custo-Benefício: A tecnologia é acessível e fácil de usar, permitindo inspeções mais frequentes e detalhadas.
Parceria Exclusiva com a Orion
A Orion Serviços de Inspeção e Consultoria, com membros que possuem mais de 15 anos de experiência em serviços de inspeção e metrologia, é agora a parceira exclusiva da INGU no Brasil. Dessa forma, esta as indústrias brasileiras terão acesso à tecnologia de ponta dos Pipers®, garantindo, dessa maneira, a integridade e a segurança de suas operações de dutos. Ademais, a Orion está comprometida em fornecer soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente, utilizando o know-how adquirido ao longo dos anos.
Conclusão
A introdução da tecnologia Pipers® no Brasil, por meio da parceria exclusiva entre a Orion e a INGU, representa um avanço significativo na inspeção de dutos. Com essa tecnologia inovadora, as indústrias brasileiras podem, portanto, esperar uma melhoria substancial na segurança e eficiência de suas operações. Além disso, já inspecionamos mais de 100 km de dutos em solo nacional.
Fontes
- (1) Pipeline Condition Assessment & Issue Detection
- (2) Pipeline Monitoring and Threat Detection for Oil & Gas Pipelines
- (3) Pipeline Integrity Monitoring & Pipeline Condition Assessment Partner
- (4) Orion Serviços de inspeção e Consultoria para Indústrias
- (5) Serviços de Inspeção e Metrologia para Indústrias
- (6) INGU Pipers® Free Floating Inspection Technology