CVI e GVI para Manutenção de Cascos

Inspeção consistente é crucial para a segurança geral, eficiência e integridade estrutural de cascos de navios e estruturas offshore. Os navios podem ser inspecionados regularmente debaixo d’água, sem serem colocados em docas secas, com inspeções visuais. As inspeções visuais consistem em documentar visualmente vários pontos do casco para verificar quaisquer defeitos estruturais, bioincrustação ou outros problemas. A inspeção visual é considerada a maneira mais econômica e rápida de obter uma avaliação antecipada da condição de uma embarcação e seus componentes.

Essa inspeção visual subaquática é uma tarefa importante para confirmar e melhorar a segurança e a eficiência das operações de navios e outras embarcações. Com uma inspeção visual consistente, os operadores podem determinar os cronogramas de manutenção e as cargas de trabalho mais adequadas a cada embarcação, minimizando os custos e o tempo de inatividade.

Embora a doca seca ocasional seja necessária, as inspeções subaquáticas podem ajudar a reduzir sua frequência. Minimizar o tempo de doca seca é importante para reduzir a inatividade e economizar dinheiro ao longo do tempo.

CLOSE VISUAL INSPECTIONS(CVI) PARA CASCOS

Inspeção de casco com o DTG3

CVI são cruciais para a manutenção do casco. Uma inspeção visual detalhada e de perto, é usada para identificar áreas que exigem inspeções mais aprofundadas. Mais especificamente, um CVI é um exame extensivo de uma área, seção ou componente específico para detectar e potencialmente identificar danos, falhas ou irregularidades

O CVI normalmente usa equipamentos adicionais para melhorar a qualidade da inspeção. A iluminação normalmente disponível é muitas vezes complementada com uma fonte direta de luz brilhante, como luzes auxiliares ou lanterna, ou talvez até mesmo ferramentas de sonar em águas turvas e de baixa visibilidade.

Além disso, o CVI geralmente envolve a limpeza da superfície para obter acesso a todos os componentes da área que está sendo inspecionada. Ferramentas específicas, como sondas, medidores e ferramentas de medição, também são frequentemente usadas para obter mais informações sobre o casco ou a estrutura. Finalmente, procedimentos de acesso mais extremos podem ser necessários para garantir uma inspeção minuciosa de todos os aspectos do componente que está sendo inspecionado.

Um CVI é adequado para várias estruturas e componentes, incluindo:

1. Casco

Permite que os usuários examinem minuciosamente o casco do navio para garantir uma operação segura e eficiente, além de atender a todos os padrões de transporte aplicáveis. Os inspetores estão examinando todo o casco, procurando por defeitos, danos ou outras imperfeições que possam representar um problema para o navio. As inspeções regulares do casco não apenas garantem uma operação segura, mas permitem que as equipes de transporte tomem decisões sobre os cronogramas de limpeza, pintura e manutenção.

2. Âncoras

As âncoras são cruciais para a operação segura dos navios de transporte. Sempre que o navio precisar permanecer em uma posição estável e estacionária, é necessária uma âncora que funcione bem. Os operadores inspecionam a âncora e a corrente submersa que a acompanha, e examinam todos seus aspectos.

3. Hélices

Sem hélices funcionando adequadamente, os navios perdem a capacidade de controle ou direção. A integridade estrutural e a operação correta das hélices são imperativas para uma operação segura e eficaz. A inspeção consistente de todas as hélices, incluindo pás e cubos, é essencial.

4. Sea Chests

Os Sea Chests fornecem um reservatório de entrada do qual os sistemas de tubulação podem extrair água do mar. Normalmente contendo grades e placas defletoras, os Sea Chests exigem inspeção para evitar entupimentos prejudiciais. Bloqueios que diminuem a disponibilidade de água para operações a bordo podem causar danos em componentes que requerem água para resfriamento.

GENERAL VISUAL INSPECTIONS (GVI) PARA CASCOS

Inspeção de casco com o DTG3

General Visual Inspections (GVI) é simplesmente uma inspeção visual da condição geral com um relatório após a inspeção para informar sobre o status da estrutura.

O GVI é realizado mais distante que um CVI e analisa uma visão mais geral de toda a área. Normalmente concluído a cerca de um braço de distância do componente, os operadores estão pesquisando amplamente por qualquer defeito ou problema. Um GVI é normalmente realizado sob condições de iluminação disponíveis. Luz do dia, lanterna ou luzes de ROV são geralmente a única luz usada para GVI e, às vezes, estruturas ou objetos próximos podem ter que ser movidos para fora do caminho para obter acesso.

Uma inspeção geral detecta uma série de coisas, incluindo:

1. Defeitos

Defeitos em um navio podem ocorrer por vários motivos. De impactos acidentais a desgaste normal, navios e estruturas relacionadas podem sofrer desses defeitos. A inspeção confirma a segurança da embarcação, ao mesmo tempo, fornece aos operadores as informações necessárias para tomar decisões precisas sobre os cronogramas de envio, manutenção e pintura.

2. Bioincrustação

Bioincrustação refere-se ao acúmulo de plantas, algas, animais e micro-organismos em um navio. Além da potencial transferência de espécies invasoras, a bioincrustação pode impactar negativamente a hidrodinâmica, velocidade e eficiência de combustível de uma embarcação.

3. Rachaduras

Rachaduras em qualquer lugar de um navio representam um sério risco para segurança. Detectar sinais de rachadura o mais cedo possível é imperativo para uma operação segura.

4. Descoloração

A descoloração – principalmente no casco – pode ser um sinal de um defeito potencial. Mesmo que a mancha seja inofensiva, a descoloração pode indicar a necessidade de uma nova pintura. Uma camada suave de tinta no casco ajuda a manter os custos de combustível o mais baixo possível, maximizando a hidrodinâmica da embarcação.

CONSIDERAÇÕES AO ESCOLHER ENTRE GVI OU CVI PARA MANUTENÇÃO DE CASCOS

Tanto o CVI quanto o GVI são processos valiosos para garantir a segurança, eficiência e integridade estrutural. Como sugerido pelos nomes, os GVI são mais amplos, enquanto os CVI são mais específicos. Por exemplo, quando há uma descoberta notável em um GVI, um CVI adicional pode ser realizado depois para obter informações adicionais sobre o defeito ou irregularidade.

Inerentemente, o teste visual faz parte de todos os métodos de teste. O CVI, no entanto, depende mais de ferramentas adicionais, como sondas, ferramentas de iluminação e medição para adicionar informações às descobertas visuais. Independentemente do tipo de inspeção, os métodos de teste visual são uma das ferramentas mais importantes que um inspetor pode usar.

GVICVI
Objetivo geralPara obter uma visão geral do componente ou casco e anotar quaisquer defeitos ou irregularidades.Realizar uma inspeção detalhada do componente ou casco e identificar defeitos ou irregularidades.
IluminaçãoA iluminação básica é frequentemente usada – pode usar alguma iluminação adicional.Normalmente usa iluminação adicional para criar condições de visualização ideais.
FerramentasFerramentas básicas de acesso são utilizadas para obter uma visão geral do casco.Ferramentas avançadas como paquímetro, sondas e medidores são usados para obter uma visão completa do casco.
DistânciaAs inspeções são realizadas à distância de um braço.As inspeções são realizadas de forma muito próxima e detalhada.
AcessoÉ necessário acesso básico ao casco ou componente. Espelho pode ser usado para obter um visual de seções ocultas.O acesso completo é necessário para realizar um CVI.

FERRAMENTAS PARA REALIZAR INSPEÇÕES DE MANUTENÇÃO DO CASCO

Inspeção do casco de um grande navio com o DT640 e o Sonar Blueprint Subsea Oculus M1200d.

Existem várias ferramentas úteis que os operadores podem usar para realizar inspeções de manutenção do casco. Embora as inspeções subaquáticas possam ser certamente realizadas por mergulhadores humanos, os ROVS submersíveis ou ROVs para inspeções visuais fornecem uma alternativa segura e conveniente.

Os ROVs podem entrar com segurança em uma variedade de ambientes perigosos e com baixa visibilidade, sem risco para a vida humana. Além disso, um veículo submersível pode ser implantado a qualquer momento com um ou dois funcionários – permitindo que as equipes economizem tempo e dinheiro durante as operações.

Ferramentas adicionais podem ser integradas para aprimorar os procedimentos GVI e CVI.

1. Sonar

Os veículos Deep Trekker também podem ser equipados com ferramentas especializadas para aprimorar ainda mais a inspeção subaquática. O sonar, por exemplo, provou ser incrivelmente útil em condições de baixa visibilidade. Com o sonar, o operador ainda pode concluir uma inspeção precisa, pois tem uma visão completa das estruturas e cascos submersos, independentemente das condições subaquáticas.

2. Paquímetro

As ferramentas de medição também permitem que os inspetores coletem informações importantes sobre sua estrutura ou casco. O paquímetro agrega valor às inspeções, permitindo que os operadores meçam superfícies, objetos, defeitos ou marcas com precisão de 2,5 mm, comparando o ponto com a ferramenta de medição do paquímetro.

3. Medidores de Espessura

O Medidor de Espessura Cygnus pode ser integrado ao ROV para avaliar a espessura do aço em cascos ou estruturas. A sonda de espessura ultrassônica pressiona a superfície, realizando uma medição precisa mesmo através de crescimento marinho ou revestimentos. Avaliar a espessura das estruturas de aço pode ajudar a garantir a integridade estrutural.

4. Luzes adicionais

Os usuários podem adicionar luzes auxiliares aos seus veículos para aumentar a visibilidade em uma ampla variedade de ambientes subaquáticos. As inspeções de navios geralmente podem ocorrer em águas escuras ou profundas, tornando a iluminação suplementar útil.

5. Câmeras

As câmeras auxiliares podem fornecer aos operadores do ROV visualizações e ângulos adicionais com o mínimo de manobras. Câmeras adicionais e até câmeras com zoom melhoram bastante as inspeções visuais enquanto estão debaixo d’água.

ROVS DEEP TREKKER

A Deep Trekker oferece três ROVs diferentes, o DTG3, PIVOT e REVOLUTION . Os veículos submersíveis operados por bateria são equipados com câmeras para fornecer aos usuários olhos confiáveis debaixo d’água. A Deep Trekker também oferece o DT640 MAG Utility Crawler. O ROV de rodas magnéticas é perfeito para superfícies de metal ferroso, dirigindo diretamente no casco do navio ou infraestrutura submarina para realizar inspeções convenientes. O Deep Trekker oferece uma ampla variedade de acessórios e ferramentas para maximizar as operações.

Visando fornecer soluções para todas as missões, o Deep Trekker facilita as tarefas difíceis. Constantemente buscando desenvolver os ROVs subaquáticos e robôs submersíveis mais duráveis, inovadores, portáteis e acessíveis para resolver um conjunto de problemas subaquáticos, o Deep Trekker está na vanguarda da tecnologia submersível. Quando você compra um ROV do Deep Trekker, você compra a equipe, as ideias, a visão e o suporte.

Como sempre, nossa equipe de profissionais do setor está aqui para responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre como os robôs submersíveis podem ajudar na sua próxima inspeção de manutenção de cascos.

Quando estiver pronto para adquirir um veículo próprio, entre em contato para obter sua cotação personalizada.

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A Orion Serviços de Inspeção e Consultoria é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções para o mercado de inspeção remota de dutos e estruturas desafiadoras, tendo como diferencial o know-how para uma customização necessária para atender as demandas únicas de cada cliente.

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Profundidade (200m)

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Até 8 horas

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Câmera e Iluminação

Câmera com 270º de rotação
Câmera para baixa iluminação
Video (Full HD 1080p – 1920×1080, 30FPS 0.00)
Tela
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
Controlador de leitura ao sol
16:9 até 4K Gravação, IP64,USB, SD, HDMI e Ethernet
Iluminação auxiliar
Iluminação principal (com câmera)
Lumens (Customizável para maiores)
1000
1000
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1000

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50m (Customizável)
Peso do Umbilical
Flutuação Neutra em água
Força Máxima de Trabalho (25kg)
Ruptura (90kg)

Sensores e Add-ons

Sensores (profundidade, temperatura, inclinação e mais)
Leitura Automática de Profundidade
Braço Manipulador Integrado de duas funções
Integrações de Sensores
Laser para medição (25mm / 1″)
Posicionamento GPS Subaquático

Dirigibilidade

Conjunto de pesos para flutuabilidade
Controle de estabilização

Diversos

Manual de operação e carregadores
Cases (Pelican, com Rodízios)
1 case
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Garantia (extendida disponível)
1 ano
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