Estando o Brasil no top 10 maiores produtores de Petróleo do mundo, e tendo ainda um gigantesco potencial a ser explorado (dados ANP), é natural que esta área seja o carro forte da Orion, junto com suas parceiras. Atuando em conjunto com a OMS em etapas desde a fabricação de dutos e estruturas subsea, agindo como ferramenta de controle de qualidade e auxiliando em ensaios não destrutivos, até a instalação de dutos, onde auxilia a otimizar o processo de pipe laying e gerar economia de recursos e tempo, até a posterior inspeção de instalações onshores e offshore, utilizando os veículos práticos e remotos da Deeptrekker.
Benefícios
Equipamentos portáteis
Alta precisão – 50μm
Opções de ferramentas magnéticas
Soluções para longas distâncias
Imagens em 4k
Design modular e customizável
Exemplos de Aplicações:
Ensaios não destrutivos
Numa indústria onde cada falha pode gerar impactos financeiros, ambientais e de imagem catastróficos, todos os tipos de tubos e estruturas têm de ser cuidadosamente testados no ambiente onde serão aplicados, e seus procedimentos são validados. Isso se aplica a estruturas rígidas, flexíveis e de diferentes composições materiais e de fabricação. Seja em reeling trials, testes de curvatura, compressão ou avaliação de revestimentos, dentre outros, a Orion, em conjunto com sua parceira OMS, possui ferramentas adaptáveis acuradas para garantir que os resultados sejam de acordo com o esperado. Testes em estruturas longas, como a inspeção remota dos pull tubes do projeto Aasta Hansteen, realizado pela OMS para a Equinor, são possíveis com a utilização de ferramentas remotas, adaptáveis, com alta precisão e alcance de até 1km.
Pipe Fit-up
No ambiente offshore, a bordo de navios pipe-lay ou mesmo em operações onshore, cada minuto conta. Minimizar, mesmo em poucos minutos por tubo finalização de todo o processo (alinhamento, soldagem, preparação, revestimento e ensaios NDT, de modo extremamente resumido), pode gerar economias significativas quando a bordo de um navio que custa milhões de dólares por dia. Medir as extremidades do tubo fornece dados que são usados para girá-los até um ponto ideal onde eles se encaixem melhor antes da soldagem, além de acelerar significativamente o processo de fit-up e minimizar os re-trabalhos por soldagem. O sistema pode ser usado até mesmo com tubos com áreas de formato incomum ou em mau estado.
Avaliações de estruturas Offshore
Quando trabalhando offshore, uma alta qualidade é sempre a maior prioridade. Em projetos que são custosos, intricados e consomem muito tempo, a chave para se trabalhar com prazos é a acurácia. Os padrões não podem ser nada menos que perfeitos. Para manter a qualidade e oferecer segurança, as inspeções realizadas precisam ser tanto regulares quanto extensivas. Enquanto a construção e soldagem de dutos offshore pode ser uma tarefa complexa, a inspeção deste tipo de estrutura cria desafios únicos por si só.
Inspeções offshore de rotina
A implantação de mergulhadores ou ROVs de classe de trabalho para inspeções de rotina é um risco desnecessário que muitas vezes é perigoso e inconveniente.
A Orion oferece soluções e ferramentas de inspeção fáceis, eficientes e seguras para estruturas offshore, incluindo cascos de FPSO’s, sistemas de flutuação, tanques de lastro, amarrações, risers e outros.
Estes são apenas alguns exemplos de como a Orion, junto com suas parceiras pode ajudar a alcançar melhores inspeções nas estruturas offshore, maximizando a eficiência e segurança. Com um grande histótico de projetos já realizados, temos a experiência e know-how para customizar nossas soluções para sua necessidade específica.