A energia nuclear tem um papel importante a desempenhar no futuro energético, sendo uma alternativa renovável e livre de carbono, diferente do petróleo e gás natural, e uma fonte mais confiável do que as energias solar e eólica. Assim como a produção de petróleo e gás, as operações nucleares bem-sucedidas dependem de uma boa instalação e manutenção dos equipamentos – e uma parte vital disso é a inspeção regular. Inspecionar ativos de geração de energia é sempre um desafio, ainda mais na energia nuclear, onde o ambiente radioativo apresenta muito mais dificuldades e demanda muito mais cuidados.
PROBLEMAS COM A REPUTAÇÂO DA INDÚSTRIA NUCLEAR
Embora as usinas nucleares sejam alguns dos locais de trabalho mais seguros do mundo, acidentes podem e já aconteceram, sendo alguns com consequências catastróficas. Por isso a indústria nuclear ainda sofre com uma imagem desgastada e com desconfiança por grande parte da população. Hoje, a indústria está altamente focada na segurança, com regulamentos rigorosos e protocolos de segurança que cobrem todos os aspectos da energia nuclear, onde quer que seja produzida no mundo.
MANUTENÇÃO ESSENCIAL DOS ATIVOS
Na geração de energia de qualquer tipo, instalar ativos robustos com segurança e mantê-los em um alto padrão é uma das questões mais desafiadoras e caras. Os materiais radioativos envolvidos na produção de energia nuclear adicionam uma camada extra de risco e custo, assim como a necessidade de produtores nucleares demonstrarem seu compromisso com a segurança, com acidentes nucleares anteriores se mantendo vivos na lembrança da população.
DESAFIOS DA INSPEÇÃO NUCLEAR
A inspeção na indústria nuclear apresenta muitos dos mesmos desafios que a inspeção em petróleo e gás – como ambientes de trabalho perigosos, ativos de difícil acesso, tempo de inatividade caro e produção reduzida. Em um ambiente radioativo, os operadores também devem levar em consideração requisitos adicionais de EPI, descontaminação e tempo de inspeção reduzido causado pela exposição à radiação.
TECNOLOGIA DE INSPEÇÃO NUCLEAR NA OMS
A OMS fornece soluções para inspeções e medições visando ajudar os clientes da indústria nuclear a superar uma série de desafios. Nossos sistemas usam veículos robóticos modulares equipados com vários hardwares de aquisição de dados desenvolvidos pela OMS, que em conjunto com um software sofisticado, identifica e quantifica defeitos de superfícies, ajudando aos nossos clientes a cumprir os padrões elevados do setor e, por fim, melhorar a qualidade dos ativos. Operamos com sucesso componentes-chave de nossos módulos de inspeção durante testes de radiação gama com uma fonte de Cobalto 60 e qualificamos vários hardwares de aquisição e controle, incluindo lasers, câmeras, controladores embutidos e motores de acionamento.
EXPERIÊNCIA DESAFIADORA
A OMS trabalhou recentemente com a ENGIE Laborelec para desenvolver um crawler modificado para uso em uma inspeção nuclear particularmente desafiadora. Leia mais sobre o projeto na página do LinkedIn da ENGIE Laborelec, onde você pode assistir ao vídeo do crawler em modo de teste nos escritórios da OMS.
USANDO A EXPERIÊNCIA DE INOVAÇÃO DAS INDUSTRIAS DE ÓLEO E GÁS
Empresas com um grande histórico em outros ambientes perigosos onde as preocupações de segurança são primordiais, como petróleo e gás, estão bem posicionadas para atender o setor de energia nuclear. Como três vezes vencedores do Queen’s Award for Innovation, a OMS possui uma vasta experiência no desenvolvimento de tecnologia inovadora para ajudar as empresas da indústria nuclear a superar problemas. Frequentemente trabalhamos em parceria com nossos clientes e outros fornecedores do setor para criar soluções que atendam às suas necessidades.
DESAFIOS DA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D)
Trabalhar na indústria nuclear trouxe novos desafios para a equipe de P&D da OMS. Talvez o mais notável seja o desenvolvimento de um crawler de inspeção de última geração capaz de navegar em tubos Ø50 (50 mm ID), com curvas e seções em T. Este sistema consiste em um módulo de acionamento de alto torque com vários outros módulos interconectados, incluindo um módulo de câmera frontal e traseira, módulo de câmera lateral de alta resolução, módulo de medição a laser de superfícies, bem como outros módulos configuráveis pelo usuário para executar tarefas específicas do cliente.
Se precisar de ajuda para encontrar a tecnologia certa para suas missões, ou se ficou alguma dúvida sobre inspeções nucleares, entre em contato com nossa equipe de especialistas para encontrar a opção certa para suas aplicações e orçamento.
Para o artigo original, visite o site da Optical Metrology Services (OMS): https://www.omsmeasure.com/blog/inspecting-nuclear-assets