Adaptar para sobreviver
A demanda pela robótica cresceu imensamente na indústria de petróleo e gás à medida que companhias procuram ter vantagens sobre a nova tecnologia no complexo negócio de exploração e produção de energia. A automação em óleo e gás teve um aumento firme desde a década de 1990, inicialmente motivada pelo desejo de implementar segurança e, após a queda do preço do petróleo em 2014, pela necessidade de mostrar eficiência e enfrentar os custos crescentes.Nesse artigo, nós observaremos algumas aplicações para a robótica na indústria de energia.
Melhoria da segurança
A preocupação pela segurança dos empregados tem trazido muito desenvolvimento na indústria da energia. Companhias de petróleo e gás são envolvidas na produção de substâncias tóxicas em perigosos lugares como cabeças de poços submarinos ou tubos subterrâneos. Empresas estão investindo profundamente na prevenção de acidentes nessas circunstâncias particularmente inseguras e usando robôs para assumir alguns desses perigosos trabalhos, aumentando seus níveis de segurança.
Inspeção remota
A inspeção é uma das mais importantes aplicações da robótica. Inspeções regulares garantem que o maquinário e a infraestrutura estejam operando corretamente e em boas condições, mas podem ser difíceis de serem feitas por conta das perigosas condições. Nova tecnologia significa que robôs podem ser implantados com segurança em condições que seriam muito complicadas para humanos e operar remotamente. Rastreadores podem investigar profundamente dentro dos tubos, drones podem carregar inspeções aéreas no mar e ROV’s podem mandar imagens de volta dos tubos profundos demais para a visitação segura de seres humanos.
Dados em tempo real
Os robôs da indústria de óleo e gás carregam câmeras visuais e térmicas, lasers e sensores que são capazes de ver e gravar informações em lugares que humanos não poderiam alcançar e enviar dados para os operadores em tempo real. Os dados gerados podem ser usados para coisas como criar mapas em 3D de dutos, o que possibilita os operadores identificar, tratar e prevenir problemas em potencial. Os robôs mais avançados possuem inteligência artificial, o que os permite aprender e melhorar.
Abordando eficiência
Melhorar a automação pode ajudar as indústrias de energia a aumentar sua eficiência mantendo seu movimento de produção, agendando reparos, detectando falhas, inspecionando seu maquinário e infraestrutura, gerenciando tubulações e executando reparos. Operadores podem ser capazes de reduzir sua equipe de trabalho ou livrar seus empregados de mundanas e repetitivas tarefas para movê-los para trabalhos qualificados.
Desafios
Que o aumento do uso da robótica melhorou a segurança e a eficiência na indústria de energia é certo. Mas como qualquer nova tecnologia, a melhoria da automação traz novos desafios. Robôs continuam muito caros e ainda não foram diminuídos os custos de operação. A automação pode causar problemas com relação ao emprego – reatribuir tarefas de humanos para robôs provavelmente trará percas de trabalho e talvez produza lacunas de qualificação como empregados descobrindo que suas especializações já não são mais fundamentais para suprir as necessidades das companhias de petróleo e gás.
O futuro
A tecnologia robótica está constantemente melhorando. Robôs tornam-se menores, mais inteligentes, mais confiáveis, mais manobráveis e capazes de possuir mais tarefas. Assim como seus usos aumentam, custos poderão cair e novos modelos de negócios irão começar a operar. Seguindo o sucesso da computação em nuvem e software-as-a-service(SaaS, ou software como serviço, em tradução livre), algumas companhias estão até procurando fornecer robotics-as-a-service (RaaS, ou robótica como serviço, em tradução livre), o que ajuda os negócios de energia a compartilhar os custos dos robôs.
Plataformas completamente automatizadas
Em abril de 2018 a Plataforma Oseberg H ficou operacional na Plataforma Continental Norueguesa (Norwegian Continental Shelf), lançada pela Equinor (anteriormente Statoil). Essa foi a primeira plataforma de petróleo totalmente automatizada e amplamente considerada o futuro da indústria, não tripulada, com apenas uma ou duas manutenções por ano. Apesar de ser cedo demais para saber o quão bem-sucedido será o projeto, a indústria de energia observará a Oseberg H com interesse.
Soluções Robóticas
A Orion SIC produz uma variedade de rastreadores robóticos e serviços de operadores de última geração. Para saber mais sobre nossos serviços clique aqui.
Original: https://www.omsmeasure.com/blog/robotics-in-the-oil-and-gas-industry