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A OMS utiliza lasers e câmeras para fornecer imagens de alta resolução e mapas 3D das superfícies internas de um tubo ou estrutura, para uso em diversas aplicações, tais como:
Um grupo seleto de empresas, como Allseas, TechnipFMC, Subsea 7, Saipem e outras, dominaram a arte de bobinar tubos em um carretel antes de levá-los para o mar para a instalação (reeling). Esse método ajuda a reduzir consideravelmente os custos, porque a maioria das soldas ocorre em terra. As spoolbases em todo o mundo soldam trechos de vários quilômetros para colocar em um local offshore. A realização de um processo de reeling simulado envolvendo uma única seção de tubo de doze metros de comprimento garante que o projeto auxiliado por computador atenda às especificações antes que os tubos saiam para o mar.
A OMS permite a verificação desses tubos e/ou das seções após soldagem, para diversos tipos de verificações dimensionais.
A simulação de reeling/curvatura com a OMS envolve dobrar um tubo contra um molde com o mesmo raio do carretel na embarcação e posteriormente alongá-lo para imitar o processo de desenrolamento. Repetimos o processo para simular o enrolamento do tubo na embarcação, caso isso seja necessário. Dobrar e dobrar muda a forma do tubo de mais ou menos redondo para oval e vice-versa, mantendo algum grau de ovalidade à medida que é endireitado.
A simulação da OMS mede a ovalização interna do tubo (e do revestimento, caso haja) antes e durante a dobra e após o alongamento, fornecendo informações vitais ao engenheiro de tubulação que permite que ele decida se o projeto atende às especificações do projeto. O mesmo processo pode ser aplicado à testes de compressão, por exemplo.
Um dispositivo de perfil da OMS é colocado em um tubo pronto para bobinar e movido para as distâncias de testes desejados, onde mede mais de 2.000 pontos radiais em ângulos discretos para criar uma imagem detalhada da forma do tubo.
A realização do processo de simulação no mesmo local em que o tubo é dobrado e não dobrado permite que dados vitais de medição sejam coletados para análise pelo engenheiro de projeto. A imagem a seguir mostra um perfil típico de um tubo planificado, e com sua imagem amplificada durante o processo de bobinagem simulado.
O processo de bobinamento do tubo simulado permite que os operadores evitem a ovalização excessiva, economizando tempo e custos e aumentando a probabilidade de sucesso do projeto.
O tubo revestido mecanicamente (MLP) possui um revestimento interno de liga resistente à corrosão (CRA) e é usado para transportar óleos e gases altamente corrosivos. Usando um tubo revestido metalurgicamente ou um tubo de revestimento de solda, uma camada de 3 – 3,5 mm CRA é adicionada para evitar corrosão.
Características principais:
As ferramentas da OMS medem a topografia do revestimento de um tubo. Quaisquer anomalias geométricas podem ser visualizadas e mapeadas durante simulações e testes de bancada.
A triangulação a laser, fazendo medições a cada 1 mm em torno da circunferência, afere o perfil interno do tubo: a ferramenta então se move ao longo do tubo coletando mais perfis a qualquer distância desejada de 1 mm a 20 mm. O software da OMS une esses perfis para criar um modelo 3D do interior do tubo com extrema precisão, planificando as informações para formar uma superfície apta para análise. Isso revela toda a estrutura do tubo, mostrando formações de rugas como saliências verticais na superfície, facilmente distinguíveis de qualquer artefato de fabricação ou flexão. Se não houver solavancos ou rugas, o processo poderá ser aprovado como apto para o serviço. Antes do início do processo de medição, a definição de rugas deve ser acordada junto ao cliente – a métrica usual do projeto bem-sucedido é que nenhum recurso maior que 0,5 mm ou 1 mm foi encontrado durante o teste de bobinagem.
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