A inspeção regular de infraestrutura submersa no setor de energia é extremamente importante. Com inspeções consistentes, os operadores podem ficar em dia com a manutenção e os reparos, além de detectar pequenos problemas antes que se tornem catastróficos.
Veículos submersíveis operados remotamente, ou ROVs, oferecem às equipes do setor de energia uma alternativa ou complemento ao envio de mergulhadores subaquáticos para fazer trabalhos de inspeção de emergência e de rotina em estruturas como torres de resfriamento, entradas, comportas e grades de lixo.
O uso de um ROV DeepTrekker permite que os operadores maximizem suas inspeções para obter os melhores resultados enquanto minimizam tempo e custo.
Segurança
Talvez a forma mais importante pela qual os ROVs maximizam as inspeções subaquáticas seja o aumento da segurança. Ao usar um ROV, mergulhadores humanos são mantidos em segurança e fora de perigo.
Che Swearengen, um mergulhador de inspeção e manutenção comercial da Ontario Power Generation, compartilhou com a equipe DeepTrekker um momento em que o uso de um ROV permitiu-lhe manter sua equipe segura durante a inspeção de um tanque de serviço de água injetável em uma de suas usinas nucleares.
“Os benefícios de usar um ROV versus utilizar um mergulhador real na água são inúmeros”, explicou Swearengen. “Em primeiro lugar está a captação radiológica. Então, há uma dose (radiológica) envolvida com esses tanques, já que existem algumas partículas nucleares causando radiação, mas com o ROV não estamos muito preocupados com a contaminação. Você pode descontaminar o ROV ou literalmente comprar outro. A outra razão do porquê decidimos usar o ROV neste tanque é que havia uma válvula que estava no fundo, estava passando água e não tínhamos como fechá-la, então introduzir um mergulhador naquela situação traria um perigo que nós realmente não estávamos preparados para lidar”.
Após a inspeção, ocorreu o processo de descontaminação, pois o ROV estava em um tanque radioativo. “(A descontaminação) foi mínima, se comparada a que seria a de um mergulhador”.
“Nesta instância, custos e segurança foram os dois fatores determinantes. Com relação à segurança era o fator humano, não havia radiação e nenhuma proteção de trabalho envolvida para o desligamento dos sistemas… Esta foi uma ótima ferramenta para entrar lá e fazer inspeção mantendo custo e segurança para todos”.
Além de inspecionar no lugar dos mergulhadores, os ROVs também podem maximizar a segurança auxiliando-os. O veículo pode pesquisar as áreas de mergulho antes de enviar um ser humano, verificando quaisquer potencias riscos de segurança e determinando a configuração do terreno. Usar o robô para inspeções pré-mergulho permite que as equipes confirmem as condições de mergulho de forma confiável e eficaz.
Ao pilotar um ROV para monitorar os mergulhadores, aqueles da superfície podem garantir que os mergulhadores estejam seguros e seguindo os protocolos de segurança. A observação de vídeo em tempo real permite que qualquer problema seja detectado imediatamente com assistência de emergência imediata, se necessário.
Tempo
O uso de um ROV acelera muito os processos de inspeção. Os veículos DeepTrekker são operados por bateria e facilmente transportáveis, o que significa que as equipes não precisam arrastar geradores ou encontrar maneiras de obter acesso para os veículos. A portabilidade combinada com a facilidade de operação permite tempos de implantação rápidos.
Além disso, as operações não precisam ser encerradas antes de um ROV entrar na água para, em seguida, ser reiniciado após a inspeção. A Swearengen notou a eficiência do ROV durante a inspeção, observando: “essencialmente, fizemos isso (inspeção) em uma operação em compartimento, informamos aos proprietários da estação que íamos fazer a inspeção e eles não operaram nenhuma bomba enquanto estávamos lá. Isso economiza um pouco do tempo de tentar fechar todos e de passar por um procedimento de bloqueio e etiquetagem”.
A Swearengen refletiu sobre a inspeção do tanque de serviço de água injetável e lembrou que, usando o ROV, ele e sua equipe foram capazes de realizar uma inspeção completa do tanque e da válvula de vazamento em quatro horas. A inspeção não exigiu o desligamento completo e a descontaminação do ROV, pois o procedimento foi rápido, o que significa que o tempo de instalação e desmontagem é minimizado.
Economia
O uso de um ROV reduz drasticamente os custos envolvidos na realização de inspeções. Thomas Griner, um oficial de operações em uma instalação de energia nuclear no meio-oeste dos Estados Unidos, comentou sobre o uso de um ROV, dizendo: “Quando tudo foi dito e feito, todas as três inspeções fora da baía foram completadas com 100% de satisfação. Foram feitas com mais segurança, rapidez e com a inovação de usar o ROV REVOLUTION ao invés de mergulhadores. Houve a capacidade de economizar milhões para minha empresa com o investimento de alguns milhares de dólares em um ROV”.
A Swearengen compartilhou como o uso de um ROV permitiu que sua equipe otimizasse seu orçamento durante uma inspeção de roldana em Chats Falls. Como acontece com qualquer instalação hidrelétrica, as inspeções de infraestrutura submersa em Chats Falls são necessárias para manter os padrões regulatórios e de segurança. Swearengen observou que normalmente essas inspeções de rotina são feitas por mergulhadores que examinam estruturas como turbinas, lâminas e anéis de garganta para examinar se há cavitação, falta de metal e etc. No passado, essas inspeções exigiam uma equipe de mergulho de 6 pessoas e eram caros e demoradas procedimentos de proteção do trabalho de bloqueio.
“Adaptamos (as inspeções) para usar ROVs. Agora é uma equipe de duas pessoas, a proteção do trabalho não está envolvida, pois é uma peça do equipamento e não um ser humano real, e podemos obter alguns resultados muito bons com o ROV – agora é a forma como fazemos praticamente tudo de nossas inspeções de roldanas”.
Usar o ROV para inspeção significa que nenhuma proteção de trabalho é necessária e uma equipe menor pode ser usada, reduzindo significativamente o tempo e o dinheiro necessários.
O ROV economizou um dinheiro significativo nesta missão, já que era desnecessário desligar a unidade, secar e reabastecer a unidade com o veículo entrando na água no lugar de mergulhadores humanos.
Jon Thomas, da Eugene Water and Electric Board, compartilhou como um ROV da DeepTrekker permitiu que sua equipe economizasse este dinheiro usando o veículo no lugar de mergulhadores: “Eu poderia fazer o mesmo 5 vezes até agora com o ROV onde teríamos mergulhadores”.
Thomas também apontou ocasiões em que o ROV estava sendo usado para avaliar o acúmulo de detritos nas prateleiras de entrada de lixo, permitindo que a concessionária otimizasse o uso de mergulhadores contratados quando necessário.
Versatilidade
A durabilidade, flexibilidade e versatilidade dos ROVs DeepTrekker permitem que os operadores realizem uma ampla variedade de tarefas para aproveitar ao máximo o tempo debaixo d’água.
Swearengen compartilhou um momento em que ele e sua equipe puderam aproveitar a versatilidade do veículo ao realizar uma inspeção em um vazamento. Além de localizar o vazamento, a equipe conseguiu selá-lo usando o robô. “Na verdade, adaptamos o ROV para fornecer um selante. Então, enquanto estávamos no topo do duto do reator com o ROV, pudemos aplicar o selante e fechar o vazamento por dentro”.
Thomas também observou como a flexibilidade e versatilidade dos ROVs DeepTrekker beneficiaram a ele e sua equipe. “Muitos dos eventos em que usamos o ROV não foram programados”, compartilhou Thomas. “A flexibilidade de ter essa ferramenta disponível para nós conforme a necessidade surge é algo que achamos muito conveniente.”
Thomas compartilhou um exemplo específico durante um recente trabalho de reparo na estrutura de entrada do reservatório Smith, pois a equipe estava tendo dificuldade em abaixar o portão na posição. O sistema de guia de trilhos usado para mover o portão sacudia e não estava alinhado, tornando a movimentação do portão incrivelmente difícil. Do topo, a equipe não conseguia ver o que estava acontecendo embaixo d’água. Usando o ROV, a equipe foi capaz de determinar onde o sistema estava com problemas e como eles poderiam consertar para permitir que o portão abrisse e fechasse. Thomas observou aqui que: “sem a câmera do veículo, isso não teria sido possível”.
A flexibilidade e versatilidade dos ROVs Deep Trekker podem ser aproveitadas para otimizar as inspeções submersas.
Alcance áreas difíceis ou perigosas
Um ROV fornece aos pilotos uma maneira segura e confiável de inspecionar áreas difíceis ou confinadas para inspecionar a totalidade das estruturas submersas.
Swearengen compartilhou um momento em que o ROV foi usado para inspecionar uma área perigosa. Houve um vazamento conhecido em uma calandria, porém a localização exata não pôde ser determinada. Abrigando todos os pacotes de combustível, a calandria é cercada por água pesada.
A equipe da OPG tomou a decisão de usar um ROV para localizar o vazamento. “O fator determinante aqui era que não havia acesso para realmente entrar e fazer a inspeção. Também havia combustível ainda dentro do núcleo do reator – que é a calandria – então a dosagem de radiação era extremamente alta, tornando-o inacessível para humanos. Conseguimos de fato acessar isso com o ROV e descer ao redor do núcleo com os pacotes de combustível e chegar ao fundo do tanque e continuar com a inspeção para encontrar a área de vazamento”.
Após o uso na calandria, o ROV teve que ser descontaminado antes de qualquer uso posterior. “Ao longo de alguns meses, pudemos descontaminar o ROV e colocá-lo de volta em serviço.” A capacidade de descontaminar o veículo de maneira conveniente e completa se presta bem ao acesso a áreas difíceis e perigosas.