Em um mercado exigente, as empresas de petróleo e gás estão enfrentando pressões de várias direções. O setor é considerado altamente arriscado por muitos investidores, então, as empresas de energia devem continuar a melhorar a eficiência, agregar valor aos acionistas, aumentar a segurança e encontrar todas as vantagens possíveis para obter uma vantagem competitiva. O foco nas mudanças climáticas e as recentes conferências climáticas (COPs) significam que o setor de energia também está enfrentando níveis inigualáveis de fiscalização, especialmente em questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade.
GERENCIAMENTO EFICAZ DE DADOS
Gerenciar essa pressão concorrente é um desafio para as empresas de petróleo e gás. Muitos estão se voltando para o gerenciamento de dados como forma de obter essas vantagens competitivas vitais. Embora as empresas de petróleo e gás tenham a reputação de serem lentas na adoção de novas tecnologias, nos últimos anos o setor de energia fez uso de uma vasta gama de sensores e outros dispositivos de coleta de dados espalhados por todas as áreas de produção.
Gerar dados, no entanto, não é o mesmo que gerenciá-los. Para fazer o melhor uso dessas enormes quantidades de informações, as empresas devem investir em soluções eficazes de gerenciamento de dados.
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPREMENTOS
Do conceito à operação, a instalação de um novo oleoduto ou gasoduto envolve muitos fornecedores, fabricantes, inspetores e empreiteiros trabalhando em várias localizações geográficas, possivelmente em vários idiomas diferentes. Embora possa ser complexo e desafiador, estabelecer um controle rígido dessas extensas cadeias de suprimentos é essencial para garantir que os dutos sejam instalados com segurança e funcionem de forma eficaz.
Desde o conceito até a operação, a instalação de um novo oleoduto ou gasoduto envolve muitos fornecedores, fabricantes, inspetores e empreiteiros trabalhando em vários lugares do mundo, possivelmente em vários idiomas diferentes. Embora possa ser complexo e desafiador, estabelecer um controle rígido dessas extensas cadeias de suprimentos é essencial para garantir que os dutos sejam instalados com segurança e operem de forma eficaz.
Desde o início da década de 90, as empresas de energia começaram a tentar rastrear os materiais e o trabalho envolvidos na fabricação dos componentes e na instalação dos dutos. Os rápidos avanços na engenharia de software permitiram o desenvolvimento de plataformas para organizar e armazenar dados, possibilitando que as empresas de energia analisem e façam bom uso das informações geradas.
PROGRAMAS SOFISTICADOS DE RASTREABILIDADE
Hoje, as empresas podem operar programas sofisticados de rastreabilidade para cadeias de suprimentos de dutos que incluem todos os detalhes de fabricação de tubos e juntas, números de solda, localização GPS, resultados de NDE, informações de revestimento e muito mais. A análise desses dados pode ajudá-los a melhorar a segurança, prever problemas e aumentar a eficiência.
RASTREABILIDADE DE TUBOS NA OMS
A OMS oferece uma ampla gama de serviços e produtos que ajudam nossos clientes a gerenciar seus dados sobre tubulações de forma eficaz e extrair o máximo de informações deles.
Nosso mais recente sistema de marcação de tubos aplica uma marcação 2D contendo matriz de dados nas extremidades dos tubos, usando um acabamento robusto, resistente à intempéries e corrosão. As marcações com matriz de dados são rastreáveis digitalmente, contendo todos os dados do tubo desde a fabricação até a instalação no fundo do mar. Os gerentes de QA/QC podem usar scanners portáteis para acessar todos os dados gravados no tubo, permitindo uma verificação de qualidade extra antes da soldagem. Os dados podem ser gerenciados de forma mais eficiente e os tubos agrupados de acordo com critérios previamente designados, melhorando assim a qualidade da solda e a integridade da tubulação.
DADOS EM TEMPO REAL
Todos os nossos serviços fornecem dados em tempo real que permitem que os clientes obtenham todas as vantagens comerciais possíveis – incluindo reduções de custos, melhorias de segurança, aumento da eficiência e conformidade com os padrões simplificada.
MARCAÇÃO DE MATRIZ DE DADOS – O MAIS EFICAZ PARA OFFSHORE
O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da OMS realizou uma extensa pesquisa sobre as formas mais eficazes de marcar tubos destinados a serem usados em dutos offshore. As marcações 2D de matriz de dados são compostas de células pretas e brancas semelhantes a um QR Code. Eles podem codificar até 50 caracteres em um símbolo legível de 0,05 – 0,07 mm, são legíveis com apenas 20% de contraste e permanecem legíveis mesmo quando danificados, tornando-os ideais para ambientes agressivos e corrosivos.
Se precisar de ajuda para encontrar a tecnologia certa para suas missões, ou se ficou alguma dúvida sobre medições e fit-up de tubos, entre em contato com nossa equipe de especialistas para encontrar a opção certa para suas aplicações e orçamento.
Para o artigo original, visite o site da Optical Metrology Services (OMS): https://www.omsmeasure.com/blog/ichthys-2