Atualização: Resolvendo defeitos de solda com retificação.
A OMS lançará em breve nosso serviço SmartGrind, uma adição modular ao premiado serviço de inspeção de solda AUGA.node. O SmartGrind identificará e corrigirá defeitos como excesso de penetração, respingos e cristalização antes de escanear novamente a solda para confirmar a qualidade. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre o SmartGrind.
Cada solda em uma tubulação é um elo crítico do qual o sistema depende. A falha na soldagem tem consequências significativas – não apenas atrasos no projeto e aumento dos custos, mas potencial desastre ambiental, que faz com que os preços das ações e a reputação da empresa despenquem. Todos os defeitos têm o potencial de causar sérios problemas na integridade da solda e da tubulação. Neste artigo, vamos dar uma olhada em alguns dos principais defeitos de soldagem, suas causas e soluções.
O que causa os defeitos de soldagem
Defeitos de solda ocorrem por vários motivos – usando os materiais errados para o trabalho, aplicando o processo incorreto, soldando em condições difíceis ou um soldador não qualificado ou inexperiente.
Os defeitos mais comuns de soldagem
Desalinhamento (HiLo)
Desalinhamento, ou HiLo, é a diferença entre as alturas interna e/ou externa de dois tubos. O mau alinhamento causa uma solda mais fraca, menos capaz de lidar com condições de alta fadiga. Melhorar o encaixe do tubo é a melhor maneira de reduzir o HiLo antes da soldagem.
Penetração excessiva
A penetração excessiva ocorre quando o excesso de metal de solda se projeta através da raiz da solda. Geralmente é causado por uma folga muito grande na junta, faca da raiz muito pequena ou entrada de calor muito alta e pode causar erosão e/ou corrosão. Um melhor encaixe do tubo e uma técnica de soldagem correta reduzirão os riscos de penetração excessiva.
Concavidade
A concavidade e o retrocesso fazem com que um sulco raso apareça na raiz da solda e ocorre quando a poça encolhe dentro da solda.
Rachaduras
As trincas/rachaduras são os defeito de solda mais sérios. Eles acabarão causando a falha de uma solda e a empresa contratada para realizar a soldagem fará de tudo para evitá-los. As soldas estão sob tensão interna contínua de fadiga, flexão e expansão/contração. As rachaduras ocorrem quando as tensões internas excedem o metal de base, o metal de solda ou ambos. As trincas a quente ocorrem em temperaturas acima de 1.000°C e geralmente são causadas por contaminação ou problemas de material, as trincas a frio ocorrem após o resfriamento da solda, geralmente causadas por difusão de hidrogênio, e as trincas de cratera aparecem porque a poça de solda não tem volume suficiente. Preparar soldas cuidadosamente, escolher os materiais corretos e armazená-los com segurança ajudará a evitar rachaduras.
Falta de penetração/fusão incompleta/undercur (mordedura)
A fusão incompleta da raiz ocorre quando a solda não se funde em um lado da raiz. A falta de penetração ocorre quando ambos os lados da raiz não se fundem à solda. Morddura é um sulco que aparece no metal base perto da raiz da solda. A preparação correta das superfícies das juntas e do metal de base, juntamente com o uso de materiais e técnicas de soldagem corretos, pode ajudar a evitar esses defeitos, que podem levar à ocorrência de soldas de baixa qualidade, fracas e eventuais rachaduras.
Padrões de solda
Mesmo quando a soldagem de melhor qualidade é realizada em condições ideais por soldadores perfeitamente treinados, ocorrerão defeitos. Existem vários padrões nacionais e internacionais para especificar qual nível de imperfeição é aceitável.
Prevenção de defeitos de solda
Quase todos os defeitos de solda podem ser prevenidos por uma melhor preparação, melhorando o ajuste do tubo, garantindo que os materiais e técnicas corretos sejam usados e soldadores devidamente treinados/qualificados.
Prevenção de problemas com inspeção de solda
Os defeitos geralmente são detectados quando as soldas passam por raios-x ou testes ultrassônicos automatizados (AUT), mas isso ocorre em um estágio tardio do processo de assentamento de tubos. Se for encontrado um defeito, cortar a solda é a única solução, levando a perda de tempo e custos consideráveis. Defeitos como coloração em soldas de ligas resistentes à corrosão (CRAs), HiLo e porosidade são difíceis ou mesmo impossíveis de detectar usando esses métodos.
A inspeção antecipada da solda quanto a tipos específicos de defeitos superficiais reduz o risco de perda de tempo, aumenta a eficiência do projeto e economiza custos.
Para mais informações e orçamento, entre em contato hoje mesmo com um de nossos especialistas.
Para o artigo original, visite o site da Optical Metrology Services: www.omsmeasure.com/blog/weldingdefects