Inspeção de tubulação: Localizar e identificar possíveis locais de falha de solda
Introdução
Os profissionais utilizam soldas na fabricação da própria tradição, na união de tubulações e componentes durante a construção, e na manutenção e reparo do sistema de tração. Durante o processo de fabricação da tubulação, soldas longitudinais unem as bordas da placa de aço para formar seções da tubulação (carretéis). Também durante a fabricação, soldas circunferenciais às vezes unem seções de tubulações – chamadas de “juntas duplas” –, para acelerar a instalação. Os trabalhadores executam muitas soldaduras no local de construção para unir seções de tubagens e outros componentes, criando um sistema de tubagem – quase sempre com soldas circunferenciais. Outros tipos de solda também são utilizados durante a manutenção e reparo.
Falhas de material ou de solda podem resultar em riscos ambientais e para a segurança pública devido à liberação de produtos de petróleo e gás natural. De 1996 a 2003, houve quatro lesões atribuídas a falhas de material/solda na indústria de gás natural.
Descrição do projeto
Um dos campos de petróleo do nosso cliente possui uma infraestrutura de dutos muito antiga, sendo estes de duas e três polegadas. Dessa maneira, não havia nenhuma ferramenta convencional de inspeção em linha que pudesse inspecionar essas pequenas tubulações. Quando nosso cliente teve uma falha em um duto na área, ele começou a procurar uma solução para inspecionar proativamente os dutos nesse campo. Assim, o cliente optou por usar as Pipers®.
A solução Pipers®
A solução Pipers® da INGU combina um sistema multisensor flutuante do tamanho de uma bola de beisebol com análise de dados alimentada por IA e um visualizador GIS Pipeline. As Pipers® identificam e localizam com precisão possíveis problemas como vazamentos, depósitos e alterações nas paredes da tubulação que ameaçam a saúde da tubulação.
Enquanto flui pela tubulação, as Pipers® medem continuamente o fluxo magnético da tubulação. Usamos inteligência artificial para identificar as juntas da tubulação nos dados de densidade de fluxo magnético com uma taxa de identificação superior a 95%. Assim, posteriormente, os padrões de juntas dentro de uma tubulação podem ser comparados para determinar valores discrepantes que são indicativos de soldas ruins.
Resultados
Um sinal de solda típico é um pico estreito nos dados de fluxo magnético, conforme destacado pela área verde. A área destacada em vermelho também foi identificada como uma solda, mas a estrutura contém vários picos e é larga, por isso foi relatada como uma solda ruim. O cliente fez uma escavação de verificação e encontrou a solda conforme mostrado na imagem abaixo.
Especificações do duto
Comprimento do duto | 0,78km |
Diâmetro do duto | 2 polegadas |
Material do duto | Aço |
Conteúdo | Petróleo |
Localização | Canadá |
Leia o texto original aqui.