Introdução
O vazamento de dutos de óleo e gás pode causar acidentes significativos, danos ambientais e perdas econômicas. A detecção de vazamentos, especialmente em áreas de alto risco —, definidas pela Administração de Segurança de Dutos e Materiais Perigosos (PHMSA) como áreas povoadas, fontes de água potável e áreas ecológicas extraordinariamente sensíveis —, é de grande importância. Por isso, quando um vazamento é descoberto, é necessário que seja feita uma reparação rápida.
Descrição do projeto
Para o cliente em questão, uma refinaria no Brasil e pioneira na produção eficiente de combustíveis, a última etapa de entrega do produto é a transferência com sucesso dos recursos petrolíferos dos navios-tanque que chegam para suas modernas instalações portuárias. Qualquer atraso no descarregamento devido a vazamentos no oleoduto de transporte custaria quase US$ 25 mil por dia. Para garantir a segurança, o cliente manteve a tubulação pressurizada com água do mar na chegada do navio.
Em 2020, essa refinaria lançou as Pipers® como parte dos seus esforços de gestão de risco para avaliar a condição deste duto crítico. Esta avaliação inicial estabeleceu uma base para a monitorização contínua. Para garantir que eventuais vazamentos ocorridos entre as operações possam ser localizados e reparados rapidamente, o cliente contratou a parceira da Orion, INGU, para manter Pipers® em estoque.
Quando o cliente suspeitava de um vazamento, ele poderia utilizar imediatamente suas Pipers®. O tempo era essencial, um navio-tanque estava a caminho e quaisquer reparos necessários no duto deviam ser feitos em poucos dias.
A solução Pipers®
A solução Pipers®, da parceira da Orion, INGU, combina um sistema multissensorial flutuante do tamanho de uma bola de beisebol com análise de dados alimentada por IA e um visualizador GIS Pipeline. As Pipers® identificam e localizam possíveis problemas com grande precisão, como vazamentos, hot taps, depósitos e alterações nas paredes da tubulação que ameacem sua integridade, mesmo em áreas de alto risco.
Quando uma tubulação está vazando, o líquido que passa pela rachadura ou buraco gera um som sibilante ou estridente característico que se desvia significativamente do ruído de base em uma região localizada ao redor do vazamento. Por outro lado, se não houver alteração (ou apenas alteração gradual a longo prazo) na intensidade sonora média ao longo do comprimento da tubulação, nenhum vazamento é detectado.
Resultados
Imediatamente após a implantação, os dados do Pipers ® foram enviados para para análise e, em 48 horas, o local do vazamento foi identificado. A área foi escavada e o vazamento na tubulação foi descoberto a 1 metro do local indicado. Os reparos foram feitos e o cliente voltou à operação com segurança em apenas dois dias após a resolução do problema. Desde a primeira inspeção em 2020, foram encontrados 9 vazamentos.
Especificações do duto
Comprimento do duto | 6.026 metros |
Diâmetro do duto | Multidiâmetro |
Material do duto | Aço carbono |
Conteúdo | Água do mar |
Localização | Brasil |