End Squareness – a medida em que a extremidade de um tubo é perpendicular e paralela – é um dos menores aspectos da geometria do tubo. Como especialistas em tubos, com centenas de milhares de medições em nosso currículo, sabemos que a geometria de nenhum tubo é perfeita. Assim como nenhum tubo é verdadeiramente redondo ou reto, nenhuma extremidade é verdadeiramente reta. Embora a esquadria do tubo possa ser um problema menor, a integridade da tubulação depende de acertar todas as pequenas coisas. Continue lendo para saber mais por que o End Squareness é importante e como podemos medi-lo com eficiência.
POR QUE MEDIR O END SQUARENESS
Tubos com extremidades fora do esquadro causam problemas na construção de uma tubulação. Tubos com solda que estão fora de esquadro podem fazer com que as conexões fiquem desalinhadas, afetando a integridade geral da tubulação. Algumas soldas precisarão ser cortadas, levando a atrasos, ou se a solda ruim passar despercebida e a tubulação for instalada, será menos resistente à fadiga e terá uma vida útil mais curta.
Medir o End Squareness garante que os tubos estejam dentro das especificações exigidas. Ele ajuda os operadores a obter um melhor ajuste do tubo (fit- up) , o que, por sua vez, leva a uma soldagem de maior qualidade, menos atrasos e interrupções, custos reduzidos e integridade aprimorada da tubulação.
O QUE CAUSA A FALTA DE ESQUADRO?
O processo de fabricação de tubos resulta em tubos que nunca são perfeitamente retos. Durante a fabricação, os tubos são curvados e dobrados ao longo de seus corpos. Quando os tubos são cortados, geralmente em comprimentos de 12 m, os vários métodos de corte, faceamento e biselamento afetarão seu end squareness. Ao construir uma tubulação, a relação entre retilinidade, esquadro e todos os outros aspectos da geometria do tubo requerem um gerenciamento cuidadoso para alcançar os melhores resultados.
MÉTODOS DE MEDIÇÃO
Esquadros, medidores e cunhas
Dispositivos de medição tradicionais incluem esquadros, réguas, medidores e cunhas.
Os esquadros são amplamente utilizados nas indústrias de construção e engenharia e, em algumas circunstâncias, podem ser muito eficazes. Os esquadros de precisão, por exemplo, são feitos de aço de alta qualidade, com lâmina temperada, endurecida e resistente a danos. Réguas, calibradores de espessura e cunhas também são amplamente utilizados.
Estes métodos vêm com desvantagens consideráveis. Todos eles dependem de um alto grau de habilidade do operador e requerem interpretação de resultados que podem levar a erros. Ao medir tubos com diâmetros maiores, essas ferramentas podem se tornar extremamente difíceis de manusear na orientação correta para o tubo, e obter resultados precisos é cada vez mais difícil. Se o esquadro não for mantido em contato adequado com a parede do tubo e exatamente paralelo ao seu eixo, tanto através quanto ao longo do tubo, os erros de medição tornam-se cada vez mais significativos. Além disso, esses métodos detectam apenas a esquadria em relação a uma seção curta do tubo.
Esquadros com medidores integrados
Esquadros com medidores digitais integrados são mais fáceis de usar, menos propensos a erros de interpretação do operador, e mais confiáveis. Eles usam um micrômetro calibrado para medir diretamente o end squareness, podem ser ajustados e verificados no campo usando um esquadro de laboratório calibrado e são rastreáveis a padrões confiáveis.
Métodos ópticos
Os métodos de medição ópticos incluem um telescópio de observação com alvo e uma combinação de laser e alvo. O telescópio com método de alvo é uma técnica de laboratório tradicional, estabelecida e eficaz, mas requer calibração e operação diligentes – e condições ideais de luz, que nem sempre estão disponíveis.
Medição a laser
Os dispositivos de medição a laser usam um círculo alvo Go/No Go para um determinado comprimento de tubo e especificação de projeto. Eles são mais robustos do que os telescópios de observação e são mais fáceis de usar, levando a menos erros de operação.
Outros métodos
Existem vários outros métodos disponíveis para medir tubos, como transferidores, envoltórios de tubos e peças de trabalho rotativas. Todos esses métodos vêm com suas próprias limitações, dificuldades de uso e problemas de precisão.
ESCOLHENDO O MELHOR MÉTODO
Ao escolher o método de medição certo para o seu projeto, você deve considerar o seguinte:
- Quão preciso é o equipamento?
- O quão fácil é de se usar?
- Quais erros humanos comuns estão associados a ele?
- Qual é a velocidade de medição?
- Qual é a capacidade de armazenamento de resultados?
- É rastreável a padrões nacionais/internacionais?
- Com que frequência é verificado?
- Quão adequado é para a aplicação pretendida?
DIFICULDADES NA MEDIÇÂO
Medir o end squareness de um tubo com precisão é notoriamente difícil. Na OMS, descobrimos que mesmo alguns de nossos clientes estavam usando esquadros comprados em lojas de ferragens, sem calibração ou qualquer meio de avaliar a precisão, para tentar medir o end squareness porque tradicionalmente não havia disponibilidade de dispositivos eficazes. A OMS oferece nossa própria ferramenta de end squareness altamente precisa.
Se precisar de ajuda para encontrar a tecnologia certa para suas missões, entre em contato com nossa equipe de especialistas para encontrar a opção certa para suas aplicações e orçamento.