O campo de gás Ichthys foi descoberto em 2000 pela INPEX e é um dos projetos de petróleo e gás mais significativos do mundo. Localizado na costa da Austrália Ocidental(WA), o campo deverá produzir 8,9 milhões de toneladas de LNG e 1,65 milhão de toneladas de LNP por ano, juntamente com 100.000 barris de concentrado por dia, durante o pico*. Durante a primeira fase do projeto, a OMS forneceu serviços de medição e fit-up de tubos usando nossa tecnologia SmartFit™ que permitiu ao operador obter o ajuste ideal dos tubos, apesar das circunstâncias desafiadoras.
GAMA COMPLETA DE RECURSOS DA OMS
Para a segunda etapa do projeto, o Ichthys II, a OMS foi contratada pela McDermott (em nome do proprietário/operador INPEX) para fornecer nosso conjunto completo de serviços – medição da extremidade de tubo, medição de bisel, SmartFit™ e inspeção de solda tanto onshore quanto offshore. O trabalho para a parte onshore das operações foi concluído nas instalações da McDermott em Batam, na Indonésia.
ESCOPO DE FABRICAÇÃO DE JUNTAS DUPLAS
A parte onshore do projeto envolveu um grupo de empresas trabalhando em conjunto para revestir, medir, ajustar, soldar e inspecionar uma grande quantidade de tubos de junta metálica dupla destinados à instalação offshore. A OMS trabalhou ao lado dos líderes do projeto McDermott; especialistas em revestimento como: Shawcor-Tenaris, WASCO e PIH ; dos fabricante de tubos Butting; e dos especialistas em engenharia offshore Remacut. Tudo para garantir que o projeto fosse entregue no prazo e de acordo com as especificações.
A OMS participou da fabricação do tubos nas instalações da Butting na Alemanha, onde foram medidos 75 km de tubos BuBi® de alta qualidade, registrando dados abrangentes sobre o tamanho e a forma do tubo. Após o transporte para Batam, e em preparação para o revestimento externo dos tubos, os biséis foram medidos usando a ferramenta OMS Bevel360 antes de serem montados com o OMS SmartFit™, um processo que ajuda o cliente a reduzir o HiLo e obter um fit-up ideal mesmo com tubos de baixa qualidade ou fora das especificações. Uma vez soldados, os tubos de juntas duplas foram inspecionados com nossa tecnologia premiada para garantir que fossem adequados para instalações offshore.
Marcus Smiles, gerente geral de contas da OMS, disse: “Os serviços de medição, SmartFit™ e inspeção da OMS ajudaram a garantir que os tubos fossem preparados com as melhores extremidades possíveis para montagem offshore, reduzindo a chance de cortes durante o estágio com tempo critico de instalação dos tubos”
Mathieu Lancien, Engenheiro chefe de materiais, disse: “Parabéns às equipes McDermott, Butting, OMS, PIH, Remacut, WASCO e ShawCor por concluirem com segurança esse processo do “INPEX IIa” em PTMI Batam, Indonésia. Mais de 2.000 juntas soldadas, inspecionadas e revestidas com qualidade excepcional e taxas de produção sem precedentes para dutos CRA. Um grande desempenho e trabalho em equipe mesmo sob circunstâncias desafiadoras como a pandemia. Ansioso pela etapa offshore bem-sucedida ainda este ano!”
QUALIDADE E TAXA DE PRODUÇÃO SEM PRECEDENTES
Se precisar de ajuda para encontrar a tecnologia certa para suas missões, ou se ficou alguma dúvida sobre medições e fit-up de tubos, entre em contato com nossa equipe de especialistas para encontrar a opção certa para suas aplicações e orçamento.
Para o artigo original, visite o site da Optical Metrology Services (OMS): https://www.omsmeasure.com/blog/ichthys-2