Sonar para ROVs de Busca e Resgate(SAR)

Há uma ampla gama de aplicações para os ROVs da Deep Trekker. Desde Óleo&Gás, piscicultura, mergulho comercial, pesquisas oceânicas, indústria marítima até saneamento, energia nuclear, renovável, hidroelétrica e defesa, os equipamentos da Orion/DeepTrekker são versáteis e prontos para diversos tipos de serviços.


Além desses setores, os ROVs provaram ser ferramentas vitais e eficazes para equipes de busca e resgate (SAR, Search And Rescue) e segurança pública. Especializado em identificação de alvos, rápida varredura do local, resgate de vítimas e recuperação de evidências, um ROV aprimora e auxilia as equipes de SAR.


Quando o tempo for um fator essencial, os ROVs Orion/DeepTrekker podem ser mobilizados em segundos. Eles fornecem visual em tempo real, com rapidez e segurança. Ferramentas feitas sob medida, como iluminação adicional ou braços/garras manipuladoras, permitem que as equipes recuperem vítimas ou evidências.


Os robôs são de fácil transporte e mobilização, por isso permitem que as equipes trabalhem de forma eficaz em locais difíceis e remotos. Em uma indústria tão potencialmente perigosa quanto busca e resgate, a assistência fornecida por um ROV ajuda a manter os mergulhadores seguros.


Águas turvas são perigosas para navegar. Abaixo da superfície, a visibilidade pode variar de alguns metros a alguns centímetros de distância; em alguns casos, a água é tão escura e densa que você não consegue ver sua mão a milímetros de seu rosto. Nessas condições as operações de SAR são extremamente difíceis de realizar. Como é impossível determinar os parâmetros da área de mergulho, a segurança torna-se uma preocupação maior para mergulhadores que enfrentam condições desconhecidas e potencialmente precárias.


Em águas turvas, a câmera padrão do ROV funcionará de forma semelhante ao olho humano, tendo dificuldade ao navegar pela água. É aqui que o sistema de sonar entra em ação. A partir da superfície, o piloto pode navegar mesmo com baixa visibilidade usando apenas as imagens do sonar no controlador; semelhante a um piloto de avião quando voa através de um nevoeiro usando apenas os instrumentos. O sonar adicional permite navegação precisa e eficaz, além de identificação de alvos em águas turvas ou escuras.


Os benefícios de aprimorar seu ROV com sistemas de sonar para operações de busca e salvamento são claros. Ao usar o sonar de imagem, mecânico ou o sidescan no ROV, você pode localizar rapidamente os objetos ou discrepâncias subaquáticas que podem ser o alvo que você está procurando. A partir daí, o ROV pode ser implantado para verificar e recuperar  o objeto.

ROVS ORION / DEEPTREKKER PARA SAR

A Orion, através de sua parceira DeepTrekker oferece três opções de ROVs submersíveis: o DTG3, o PIVOT e o REVOLUTION. Todos os veículos oferecem aos operadores uma maneira conveniente e direta de colocar os olhos debaixo d’água. Quando equipados com uma câmera 4K, os ROVs fornecem aos usuários imagens subaquáticas de altíssima qualidade.


Os veículos movidos a bateria são projetados para facilitar a portabilidade. A portabilidade de um ROV é extremamente importante durante uma missão de busca e salvamento. Com corpos de água localizados em alguns dos locais mais remotos do planeta, o transporte aéreo ou a pé podem ser os únicos acessos. Os veículos Deep Trekker acompanham estojos Pelican, permitindo que sejam facilmente transportados e operem em áreas isoladas.


O DTG3 é um mini ROV submarino de classe de observação construído para fornecer aos operadores a capacidade de implantar e inspecionar visualmente em ambientes subaquáticos. Operado por bateria com até 8 horas de autonomia, classificação de profundidade de 200 m o DTG3 é versátil e durável.


O PIVOT é um ROV projetado para oferecer estabilidade superior, além de outros recursos através do pacote de sensores integrados, holofotes LED de alta potência, uma câmera de alta definição (full HD em baixa luz) e as conveniências do umbilical com carretel. Com umbilicais de até 500m, classificação de profundidade de 305m com bateria de 3 horas (fácil substituição no campo), o PIVOT é o equilíbrio entre potência, estabilidade e custo-benefício.


O REVOLUTION é um ROV completamente re-imaginado: a cabeça giratória permite que os operadores girem a câmera, os manipuladores e o sonar enquanto o equipamento se mantém estável, independentede de corrente. Com classificação de profundidade de 305 m com bateria de  6 horas (incluindo troca rápida), o REVOLUTION é resistente e adaptável, através do ROV mais potente da frota da DeepTrekker – ideal para operações com grandes correntes.

SONAR

A tecnologia Sound Navigation and Ranging (Sonar) é um sistema para a detecção de objetos submersos por meio de ondas sonoras emitidas e refletidas por esses objetos. Especialmente útil para operações subaquáticas de baixa visibilidade quando um sistema de câmera ou mergulhador não conseguiria ver claramente por conta própria, o sonar é útil em uma variedade de aplicações.


O sonar tem sido usado de forma eficaz por operadores em vários setores e ambientes de trabalho. A tecnologia de sonar tem a capacidade de ajudar a localizar objetos subaquáticos em operações onde águas turvas podem prejudicar a visibilidade máxima da câmera. Talvez mais conhecido por operações de SAR, o sonar pode ajudar a polícia e as equipes de resgate a localizar evidências ou vítimas debaixo d’água.


Uma grande vantagem da tecnologia BRIDGE, o software de integração da DeepTrekker, é a capacidade de integrar sonares de imagem e dados do sistema de posicionamento USBL por meio do controlador portátil. A tela mostra esses dados e permite gravar vídeo, dados dos sensores, sonar e dados USBL como um só. O USBL também permite dados de posição com informações de hora por meio de um arquivo *.csv para facilitar a interpretação após o mergulho. Isso elimina a necessidade de configurações volumosas com laptops e facilita as operações do piloto do ROV.

POSICIONAMENTO USBL

Uma opção a considerar que se integra ao sonar é o USBL. Ultra-short Baseline, ou USBL, usa triangulação para indicar a posição no ROV. Consistindo de um transdutor na superfície e um transponder no ROV, o USBL é a coisa mais próxima possível de GPS um subaquático. Uma posição relativa é plotada em um software gerado por laptop (ou no próprio controlador da Deeptrekker), essa posição pode ser sobreposta em mapas como o Google Earth. Usando uma coordenada GPS do seu computador ou um dispositivo no transdutor, você pode estimar a coordenada GPS do ROV com 20cm de precisão.


Como os mapas podem ser sobrepostos no software em tempo real, o posicionamento e a navegação são ainda mais fáceis. Setores como SAR usam sistemas USBL para navegar em grandes e potencialmente desconhecidas áreas de busca. Em suma, ter um sistema de posicionamento USBL é extremamente útil para entender onde você está e para onde está indo debaixo d’água.

SIDESCAN – SONAR DE VARREDURA LATERAL

O sonar de varredura lateral (Sidescan) vem na forma de um towfish ou um sonar montado lateralmente em um barco. Embora essa opção não seja anexada diretamente a um ROV, é uma opção importante a ser discutida, pois geralmente é uma opção comum para operações de busca e salvamento.


Um ROV pode funcionar bem com um sonar de varredura lateral, principalmente em termos de identificação de alvos. Depois que um sonar de varredura lateral varre uma área a prtir de uma maior abrangência, o ROV pode ser enviado para identificar pontos de interesse com rapidez e segurança.

LOCALIZAÇÃO DO ALVO

Antes que SAR bem-sucedido possa ser realizado, uma busca deve ser feita para realmente localizar o alvo. As pesquisas podem ser cansativas e demoradas, com áreas de busca geralmente consistindo em grandes extensões e condições difíceis.


O uso de um ROV equipado com sonar fornece às equipes de resgate uma ferramenta que permite pesquisar com segurança e eficiência grandes áreas. Sem o uso de sonar em um ROV, as equipes normalmente enviam mergulhadores para verificar uma área, seção por seção.


A profundidade da água também pode ser um fator limitante, pois os mergulhadores têm profundidades máximas que podem mergulhar e a descompressão pode ser necessária. Dependendo da temperatura da água e de outros fatores externos, o tempo de mergulho pode ser seriamente limitado.


No verão de 2019, Houston County Rescue foi enviado para recuperar o corpo de Kelsey Starling após um trágico acidente de barco. A busca ocorreu em Smith Lake, Alabama, um reservatório artificial com profundidades de até 91m. Usando seu DTG3 e sonar, a equipe conseguiu localizar Starling. Como as profundidades da área de busca muitas vezes excediam 70 m, os mergulhadores teriam que gastar quase 3 horas descomprimindo para 45 minutos de busca. O DTG3 foi capaz de mergulhar o dia todo para buscar, reduzindo o risco e maximizando o tempo de busca. O uso de um ROV equipado com sonar é muito benéfico para encontrar alvos subaquáticos de maneira segura, eficiente e eficaz.

IDENTIFICAÇÃO DO ALVO

Uma vez que o sonar tenha permitido que localize o alvo na área de busca, o ROV pode ser usado para identificá-lo.


O Condado de Lee integra o ROV Deep Trekker diretamente em seus procedimentos de SAR. Depois de realizar entrevistas com testemunhas e depoimentos para determinar uma área apropriada, a equipe usa padrões de sonar em seus barcos para identificar alvos debaixo d’água. Em vez de se vestir e enviar mergulhadores para confirmar os alvos, a equipe envia um ROV para a água para revisar os alvos em minutos. Uma vez que a vítima ou evidência tenha sido encontrada, os mergulhadores seguem a corda do ROV até o alvo ou o próprio ROV é usado para recuperar a evidência.


“Não são apenas nossas operações, é mais um ativo regional para o estado da Carolina do Norte. Acelerou o processo pelo qual encontramos evidências, aumentou o fator de segurança porque não precisamos ter mergulhadores na água tanto quanto antes. Sempre que você pode pegar e usar algo mecânico ou eletrônico para torná-lo mais seguro para nossos socorristas, é definitivamente um grande trunfo para o que estamos tentando fazer”, compartilhou Shane Seagroves, Diretor de Serviços de Emergência do Condado de Lee, Carolina do Norte, EUA.


Com o uso de um ROV equipado com sonar, os alvos podem ser identificados de forma rápida e segura para agilizar o processo de resgate.

RECUPERAÇÃO DO ALVO

Os ROVs equipados com sonar estão se tornando mais amplamente utilizados em missões de busca e resgate para trabalhar em conjunto com mergulhadores. Conforme descrito acima, uma vez que um alvo de interesse tenha sido identificado e localizado usando sonar e um ROV, os mergulhadores podem usar o ROV e o cabo como guia para alcançar o alvo ou o ROV pode puxar o alvo por conta própria.


Este uso do ROV foi demonstrado em vários casos. Talvez o mais notável seja o caso mencionado anteriormente de Kelsey Starling, que foi recuperada em Smith Lake, Alabama. Smith Lake é um reservatório artificial com árvores de até 27 metros de altura cobrindo o fundo, dificultando a recuperação. Depois de localizar Starling, a equipe deliberadamente envolveu o DTG3 em torno da árvore mais próxima para usar como guia de mergulho. Os mergulhadores foram então capazes de recuperar Starling com rapidez e segurança, seguindo a corda até o alvo.

Você pode aprender mais sobre o uso de ROVs Deep Trekker em missões de busca, resgate e recuperação com nossos especialistas do setor, que estão aqui para ajudar e responder as duvidas que você possa ter. Entre em contato hoje mesmo!


Se você está pronto para mergulhar e obter seu próprio ROV equipado com sonar, você pode solicitar sua cotação personalizada!

Compartilhe:

Leia também!

Logotipo Orion

A Orion Serviços de Inspeção e Consultoria é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções para o mercado de inspeção remota de dutos e estruturas desafiadoras, tendo como diferencial o know-how para uma customização necessária para atender as demandas únicas de cada cliente.

Últimos Artigos

Veja Também

Inscreva-se para novidades!

Logo Orion SIC

Esse Website faz o uso de Cookies para melhorar a sua experiência.

Ao aceitar você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Modelos:

DTG3 Starter
Imagem do DTG3 Starter
DTG3 Smart
Imagem do DTG3 Smart
DTG3 Expert
Imagem do DTG3 Expert
DTG3 Navigator
Imagem do DTG3 Navigator

Profundidade

Profundidade (200m)

Baterias

Duração de Bateria

Até 8 horas

Até 8 horas

Até 8 horas

Até 8 horas

Tempo de Recarga de Bateria (90 minutos)

Câmera e Iluminação

Câmera com 270º de rotação
Câmera para baixa iluminação
Video (Full HD 1080p – 1920×1080, 30FPS 0.00)
Tela
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
Controlador de leitura ao sol
16:9 até 4K Gravação, IP64,USB, SD, HDMI e Ethernet
Iluminação auxiliar
Iluminação principal (com câmera)
Lumens (Customizável para maiores)
1000
1000
1000
1000

Umbilical

50m (Customizável)
Peso do Umbilical
Flutuação Neutra em água
Força Máxima de Trabalho (25kg)
Ruptura (90kg)

Sensores e Add-ons

Sensores (profundidade, temperatura, inclinação e mais)
Leitura Automática de Profundidade
Braço Manipulador Integrado de duas funções
Integrações de Sensores
Laser para medição (25mm / 1″)
Posicionamento GPS Subaquático

Dirigibilidade

Conjunto de pesos para flutuabilidade
Controle de estabilização

Diversos

Manual de operação e carregadores
Cases (Pelican, com Rodízios)
1 case
1 case
1 case
1 case
Garantia (extendida disponível)
1 ano
1 ano
1 ano
1 ano

Profundidade

Profundidade (200m)

Baterias

Duração de Bateria

Até 8 horas

Até 8 horas

Até 8 horas

Até 8 horas

Tempo de Recarga de Bateria
(90 minutos)

Câmera e Iluminação

Câmera com 270º de rotação
Câmera para baixa iluminação
Video (Full HD 1080p – 1920×1080, 30FPS 0.00)
Tela
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
LCD 7″
Controlador de leitura ao sol
16:9 até 4K Gravação, IP64,USB, SD, HDMI e Ethernet
Iluminação auxiliar
Iluminação Principal
(com câmera)
Lumens
(Customizável para maiores)

1000

1000

1000

1000

Umbilical

50m (Customizável)
Peso do Umbilical
Flutuação Neutra em água
Força Máxima de Trabalho (25kg)
Ruptura (90kg)

Sensores e Add-ons

Sensores (profundidade, temperatura, inclinação e mais)
Leitura Automática de Profundidade
Braço Manipulador Integrado de duas funções
Integrações de Sensores
Laser para medição (25mm / 1″)
Posicionamento GPS Subaquático

Dirigibilidade

Conjunto de pesos para flutuabilidade
Controle de estabilização

Diversos

Manual de operação e carregadores
Cases (Pelican, com rodízios)
1 cases
1 cases
1 cases
1 cases
Garantia (extendida disponível)
1 ano
1 ano
1 ano
1 ano